As Fôrmas Metálicas de João Filgueiras Lima, Lelé
DOI:
https://doi.org/10.5216/revjat.v4.74841Palabras clave:
Pré-fabricação. Fôrmas. Argamassa Armada. Lelé.Resumen
O artigo analisa as fôrmas metálicas utilizadas nas fábricas desenhadas pelo arquiteto João Filgueiras Lima para produção das peças pré-fabricadas em argamassa armada que caracterizaram boa parte de sua obra durante a década de oitenta, marcada também pelo desenvolvimento de programas de uso público e infraestrutura para urbanização de áreas de urbanização precária, tais como escolas, creches e elementos de macro-drenagem. Objetos de grande interesse tecnológico e de "design" único, são usualmente pouco analisadas como parte fundamental da produção de Lelé, algo que aqui procuramos reavaliar. O estudo é parte de pesquisa realizada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UFBA, que tem viabilizado o tratamento dos arquivos digitais escaneados a partir de desenhos de grande dimensão, parte do acervo documental da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia e doados pelo arquiteto e Prof. José Fernando Marinho Minho.
Descargas
Citas
EKERMAN, S. K. Tecnologia e Transformação: Pré-fabricação para reestruturação de bairros populares e assistência técnica à autoconstrução. [s.l.] Universidade Federal da Bahia, 2018.
FERRO, S. O Canteiro e o Desenho. São Paulo: Projeto Editores Associados, 1979.
FERRO, S. A História da Arquitetura Vista do Canteiro: Três aulas de Sergio Ferro. São Paulo: GFAU, 2010.
LIMA, J. F. Escola Transitória: modelo rural. Brasília: MEC/CEDATE, 1984.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Jatobá
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
4. Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Jatobá e publicaremos a correção num dos próximos números.