João Filgueiras lima, Lelé

O conforto ambiental como o principal norteador do projeto de arquitetura.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/revjat.v4.74780

Palabras clave:

João Figueiras Lima - Lelé, Conforto Ambiental, Hospitais da Rede Sarah Kubitschek

Resumen

Durante o processo de projeto existem diversas etapas que são consideradas pelo projetista para a idealização do projeto de arquitetura. Diante de um universo de possibilidades, o arquiteto deve escolher caminhos para a definição do seu conceito projetual e, assim, as diretrizes do partido arquitetônico. O arquiteto João Filguerias Lima, Lelé, é mundialmente conhecido por adotar o conforto ambiental, dentre outros parâmetros, como o grande norteador dos seus projetos. Lelé sempre buscou aumentar a adaptabilidade das edificações por meio da consideração total dos aspectos climáticos da região de implantação da edificação. Diante disso, este artigo tem por objetivo discutir a importância de adotar o conforto ambiental desde a concepção do projeto, demonstrando estes aspectos no discurso e na prática projetual através do trabalho de Lelé nos hospitais da Rede Sarah de Salvador e do Rio de Janeiro. Torna-se muito evidente o quanto a sua arquitetura responde de maneira assertiva aos aspectos ambientais, apresentando uma forma totalmente adaptada as questões ambientais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marieli Lukiantchuki, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil, malukiantchuki2@uem.br

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Maringá (2006), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo - EESC/USP e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos da Universidade de São Paulo (IAU/USP). Realizou doutorado sanduíche no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), sob a supervisão do Prof. Dr. Fernando Marques da Silva. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá (PR), do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, e professora do Programa Associado de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do UEM/UEL. É lider do Grupo de pesquisa ProArq_Tec: Tecnologia e Conforto ambiental no projeto de arquitetura e Coordenadora do Laboratório de Conforto Ambiental e Ergonomia, nessa mesma instituição. Atua na área de Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia, pesquisando nos seguintes temas: Conforto térmico, ventilação natural, arquitetura hospitalar, arquitetura de João Filgueiras Lima, Lelé, ensaios experimentais no túnel de vento e na mesa d´água e simulações computacionais em CFD. Atualmente é Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEM.

Citas

ALUCCI, M. P.; CARNEIRO, C. M.; BARING, J. G. A. (1986). Implantação de conjuntos habitacionais: recomendações para adequação climática e acústica. São Paulo: IPT.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (2003). NBR 15220: Desempenho térmico de edificações. Rio de Janeiro, Brasil, set 2003.

BITTENCOURT, L. S.; CÂNDIDO, C. (2006). Introdução a ventilação natural. Maceió: EDUFAL.

CARAM, R. M. (2002). Estudo e Caracterização de fachadas transparentes para uso na arquitetura: Ênfase na eficiência energética. Tese (livre-docência). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Carlos, São Carlos, 2002.

CORBELLA, O.; YANNAS, S. (2003). Em busca de uma arquitetura sustentável para os trópicos – conforto ambiental. Rio de Janeiro: Revan.

COSTA, L. (1998). Arquitetura. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

DA PAZ, A. C. (1999). Lelé. In: Lima, João Filgueiras. CTRS - Centro de Tecnologia da Rede Sarah / João Filgueiras Lima (Lelé); depoimentos de Oscar Niemayer e Aloysio Campos da Paz Júnior. - Brasília: SarahLetras ; São Paulo: Fundação Bienal/ProEditores, 1999. 66p. : il.

GIVONI, B. (1994). Passive and Low Energy Cooling of Buildings. London: John Wiley & Sons Inc..

LAERTE, P. N. (2012). Adoção do partido na arquitetura. Salvador: Edufba, 2012.

LAWSON, B. (2011). Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos. Tradução Maria Beatriz de Medina, 2011.

LABAKI, L. C.; CARAM, R. M.; SICHIERI, E. P. (1999). Uso de policarbonatos em fachadas: isolamento e efeito estufa. In V Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído e II Encontro Latino – Americano de Conforto no Ambiente Construído. Anais... Fortaleza – CE.

LIMA, J. F. (2008). Entrevista realizada pela arquiteta Marieli Azoia Lukiantchuki com o arquiteto Lelé, no dia 18 de novembro de 2008, Salvador – BA.

LIMA, J. F. (2011). Entrevista realizada pela arquiteta Marieli Azoia Lukiantchuki com o arquiteto Lelé, no dia 25 de novembro de 2011, Salvador – BA.

LIMA, J. F. (2010). Filgueiras. Entrevista realizada pela arquiteta Marieli Azoia Lukiantchuki com o arquiteto Lelé, no dia 16 de março de 2010, Salvador – BA

LIMA, J. F. (2004). João Filgueiras Lima. Entrevistadora: Cynara Menezes, Salvador (Bahia) apud MENEZES, C. (2004). O que é ser arquiteto: memórias profissionais de Lelé (João Filgueiras Lima); em depoimento a Cynara Menezes. Rio de Janeiro: Record.

LUKIANTCHUKI, M. A. (2010). A evolução das estratégias de conforto térmico e ventilação natural na obra de João Filgueiras Lima, Lelé: Hospitais Sarah de Salvador e do Rio de Janeiro. Dissertação (mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. São Carlos, 2010

LUKIANTCHUKI, M. A.; CARAM, R. M.; LABAKI, L. C. (2011). A arquitetura bioclimática e a obra de João Filgueiras Lima, Lelé. In: KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; MOREIRA, D. C.; PETROCHE, J. R. D.; FABRÍCIO, M. M. O processo de projeto em arquitetura: da teoria à tecnologia. São Paulo: oficina de textos, 2011.

MINHO, 2011. Entrevista realizada por Marieli Lukiantchuki com o arquiteto José Fernando Minho, no dia 24 de novembro de 2011, em Salvador – BA, 2011.

PINHEIRO, H. (2009). Entrevista realizada pela arquiteta Marieli Azoia Lukiantchuki com o arquiteto Haroldo Pinheiro, no dia 25 de junho de 2009, Brasília – DF.

RAULINO, G. (2009). Entrevista realizada pela arquiteta Marieli Azoia Lukiantchuki com o engenheiro mecânico George Raulino, no dia 23 de Junho de 2009, Brasília – DF.

SECCO, B. (2009). Entrevista realizada pela arquiteta Marieli Azoia Lukiantchuki com a arquiteta paisagista Beatriz Secco, no dia 22 de janeiro de 2009 (via email).

CARD

Publicado

2022-12-31

Cómo citar

LUKIANTCHUKI, M. João Filgueiras lima, Lelé: O conforto ambiental como o principal norteador do projeto de arquitetura. . Revista Jatobá, Goiânia, v. 4, 2022. DOI: 10.5216/revjat.v4.74780. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revjat/article/view/74780. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Lelé, 90 anos