Envíos

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Lista de comprobación para la preparación de envíos

Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.
  • El envío no ha sido publicado previamente ni se ha sometido a consideración por ninguna otra revista (o se ha proporcionado una explicación al respecto en los Comentarios al editor/a).
  • Siempre que sea posible, se proporcionan direcciones URL para las referencias.
  • El texto se adhiere a los requisitos estilísticos y biliográficos resumidos en las Directrices del autor/a, que aparecen en Acerca de la revista.

Directrices para autores/as

A revista Jatobá é uma publicação de acesso aberto que utiliza o Open Journal System (OJS) Editada a partir de 2019 pelo Programa de Pós-Graduação Projeto e Cidade (PPGPC), a Jatobá possui periodicidade anual de publicação  contínua.

A Revista Jatobá tem por objetivo ser um veículo de comunicação e difusão da produção no campo da Arquitetura e Urbanismo, respeitando a pluralidade e sua multidisciplinaridade e estimulando a difusão do conhecimento, os artigos devem ser originais, inéditos e dentro do escopo da revista, dentro do campo da Arquitetura e Urbanismo, podendo ser apresentado em português, espanhol  e inglês.

Para a versão em Português, utilize o template PT, ou para a versão em Inglês, utilize o template EN, ou ainda para  versão espanhol, utilize a versão do template ES. Lembre-se de enviar em arquivo DOC, preenchendo todos os itens solicitados, sem exceção. Para revisão às cegas, a editoria fará a exclusão dos nomes para enviar aos avaliadores.

A Revista Jatobá prioriza a publicação de artigos de autoria de  pesquisadores doutores ou mestres e/ou estudantes de pós-graduação em coautoria com pesquisadores doutores. A Revista Jatobá não tem custos de submissão ou publicação.

Após submetido e numa segunda etapa, as contribuições enviadas serão submetidas a processo de revisão duplo-cego por pareceristas ad hoc. O Conselho Editorial reserva-se o direito de propor modificações no texto, conforme a necessidade de adequá-lo ao padrão editorial e gráfico da publicação. O artigo passará por um software verificador de plágio.

A Revista possui um prazo de até 6 meses desde a submissão até o retorno da avaliação e publicaçaõ dos artigos.  Quando há divergências de pareceristas esse prazo pode ampliar para até 10 meses., tendo prazo máximo de 12 meses.

Os autores são unicamente responsáveis por sua postura.

Artigos livres

Política padrão de seção

Dossiê Seppas 2021

São artigos escolhidos por sua relevância e importância durante o evento SEPPAS 2021 e que serão publicados na Revista Jatobá, como os melhores artigos.

Dossiê Ensus 2023

Prezados autores, bom dia.

Seu artigo foi selecionado para compor a edição especial da Revista Jatobá - Dossiê ENSUS 2023, pois foi considerado um dos melhores artigos e está entre os de melhor avaliação por parte de nossos revisores.

Caso aceitem participar da edição, por favor confirmem seu interesse em até 48 horas do recebimento deste email, para que possamos iniciar os trâmites necessários à publicação. Lembre-se de que para participar da edição especial do ENSUS 2023, o artigo deverá estar inscrito no evento (pelo menos um dos autores) pelo site https://conferencias.ufsc.br/index.php/ensus/ensus2023 e deverá ser apresentado no evento.

Para que tomem ciência, antes mesmo da confirmação, seguem as diretrizes para enviar o artigo selecionado para a edição especial da Revista Jatobá - Ensus 2023:

(1)     Por favor, acessem a revista em https://revistas.ufg.br/revjat  e cadastrem lá todos os dados, de todos os autores. Os dados usados na publicação serão retirados diretamente do sistema, portanto, é de responsabilidade dos autores que as informações estejam corretas no sistema de submissão OJS, que é um sistema diferente do sistema de submissão do evento ENSUS. Em comentários para o editor, por favor colocar a observação: ARTIGO SELECIONADO PARA EDIÇÃO ESPECIAL ENSUS 2023, para que o artigo não seja enviado para avaliação dupla-cega.

(2)     O artigo enviado deverá ter o título modificado do que irá constar nos anais do evento, e também deverá ser ampliado (mínimo de 12 e máximo de 20 páginas). Trata-se de uma versão estendida do artigo já aprovado para o evento ; portanto, nesses casos, o artigo não passa pelo processo de revisão dupla cega. No entanto, o artigo passará por software de similaridade, e em havendo similaridade, os autores se comprometem em adequar para publicação na Revista Jatobá.

(3)     Solicitamos que o artigo seja revisado no todo, mesmo que isso já tenha sido feito na revisão para os anais. É condição obrigatória de publicação que o artigo seja totalmente revisado em questões gramaticais, de concordância e normalização ABNT. Verifique também se as figuras estão em boa resolução.

Em caso de dúvida, por favor entrem em contato:

 

Prof.ª Luana Miranda Esper Kallas - luanakallas@ufg.br

Em caso de dúvidas sobre o evento, entrar em contato com:

Profa. Lisiane Ilha Librelotto, Dra. – lisiane.librelotto@gmail.com - whattsApp: 48991113320 (editora MIX Sustentável)

Prof. Paulo Cesar Machado Ferroli, Dr. – pcferroli@gmail.com - whattsApp: 48988030110 (editor MIX Sustentável)

Dossiê Documentação da Paisagem

As políticas da Revista.

Dossiê Cidades

Os Editores do Dossiê Cidades da Revista Jatobá, Luiz César Queirós Ribeiro e Marcos Bittar Haddad, convidam pesquisadores dos diversos núcleos do Observatório das Metrópoles para a submissão de trabalhos.

O objetivo do dossiê é apresentar resultados de estudos urbanos com enfoque nas cidades brasileiras, em contexto local, metropolitano ou regional, sendo os eixos de debate aqueles que possam se relacionar a um ou mais campos que a Revista Jatobá se propõe, sendo eles no campo do PLANEJAMENTO, PROJETO, TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA em ARQUITETURA E URBANISMO, buscando a multidisciplinaridade e a interdisciplinaridade entre os campos do conhecimento DA GEOGRAFIA, HISTÓRIA, CIÊNCIAS SOCIAIS E AMBIENTAIS, ÀS ENGENHARIAS, ÀS ARTES E À FILOSOFIA com ênfase na originalidade.

A ideia deste Dossiê surge como continuidade à proposta do Observatório das Metrópoles em debater a Reforma Urbana e o Direito à Cidade, assim, espera-se artigos voltados para esta temática visando, principalmente, contribuir com estudos e informações que possam fomentar o debate durante as eleições municipais que ocorrerão no segundo semestre de 2024.

Nos últimos tempos o Observatório das Metrópoles tem buscado uma atuação mais ativista com intervenção direta na discussão dos cenários políticos locais através de inserção nas diversas mídias com artigos de opinião que possam sugerir e orientar o debate eleitoral e contribuir com os Planos de Governo. Desta forma, os artigos de opinião elaborados nos diversos eixos temáticos, que surgem de demandas ou realidades locais, podem tomar uma vertente mais acadêmica e serem enviados para publicação no Dossiê Cidades da Revista Jatobá e tornar mais um documento na contribuição e orientação de políticas públicas para a promoção da reforma urbana e o direito à Cidade.

Sendo assim, convidamos todos os núcleos a contribuir com o envio de artigos!

Atenção:

  1. Os artigos devem ser inéditos e ter no máximo até 4 autores;
  2. Cada artigo deve ter como autor pelo menos 1 doutor pertencente a um Programa de Pós-graduação;
  3. Todos os autores devem se cadastrar na plataforma da Revista Jatobá;
  4. O artigo passará por software de identificação de similaridade;
  5. Cronograma:
  6. Submissões abertas da primeira chamada até 20/02/2024
  7. Submissões abertas da segunda chamada até 20/04/2024

 

Link para submissões: https://revistas.ufg.br/revjat/about/submissions

 

 

 

 

Informações para autores (formatação do artigo a ser enviado)

 

Inserir o título no idioma original

Se o manuscrito estiver em português ou espanhol, inserir o título em inglês

Nome completo do autor 1

Afiliação (Instituição, cidade, estado, país)

autor1@meue-mail

Currículo Lattes

ORCID

Nome completo do autor 2

Afiliação (Instituição, cidade, estado, país)

autor2@meue-mail

Currículo Lattes

ORCID

Nome completo do autor 3

Afiliação (Instituição, cidade,  estado, país)

autor3@meue-mail

Currículo Lattes

ORCID

 

 

Resumo: Inserir o resumo do artigo em português ou espanhol, de acordo com o idioma do manuscrito. Esse breve texto deve resumir o conteúdo do manuscrito, conter no mínimo 150 e no máximo 250 palavras, ser escrito em fonte Arial, tamanho 10, justificado, sem recuo especial e sem espaçamento antes ou depois.

Palavras-chave: O resumo deve ser seguido de 3 a 5 palavras-chave. As palavras-chave devem ser justificadas, com um espaço de linha único, sem recuo especial, sem espaçamento antes e  com espaçamento de exatamente 24 pontos depois. Elas devem ser escritas em fonte Arial, tamanho de 10 pontos, com iniciais maiúsculas, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

 

 

Abstract: Here comes the abstract of the paper (in English). The abstract should summarize the contents of the manuscript and should contain at least 150 and at most 250 words long and must be written in Arial 10, justified, with no special indentation and no spacing before or after.

Keywords: Abstract must be followed by 3 to 5 keywords. The keywords should be justified with a line space single, no special indentation, with no spacing before and spacing of exactly 24-points after. The text should be set in Arial 10-point font. Please use a dot as a separator. Keywords must be title cased

 

 

Submetido em:

Aceito em:

Publicado em:

 

 

 

Revista Jatobá. Ano , v. , eID

 

Introdução

Para evitar desvios desnecessários, é altamente recomendável usar as funções 'verificação ortográfica' e 'verificação gramatical' do seu editor de texto. Pedimos que os autores sigam as diretrizes explicadas neste modelo para obter a mais alta qualidade possível e uma apresentação padrão dos manuscritos da revista.

Esteja ciente de que os manuscritos tecnicamente inadequados podem ser rejeitados a qualquer momento pelos editores ou revisores.

Preparação do manuscrito

Antes de formatar o manuscrito, leia atentamente as diretrizes para autores (disponibilizadas pela revista na aba Submissões), que apresentam informações importantes sobre ética, critérios de seleção, metodologia e instruções para submissão. Esse modelo pode, assim, orientar os autores para a formatação correta do manuscrito.

O número de páginas do manuscrito deve estar entre 12 e 30, incluindo figuras, referências e anexos.

Página Principal

O tamanho do papel deve ser A4 (210x297 mm). As medidas recomendadas para as margens do documento são

 

Superior: 4 cm

Inferior: 3 cm

Esquerda: 3 cm

Direita: 2 cm.

Em relação ao layout da página, os autores devem definir o alinhamento vertical e podem ser inseridas notas de rodapé.

Qualquer texto ou material fora das margens pode ter problemas com informações de sobreposição.

Título

Use o tipo Arial, tamanho de 17 pontos, para o título no idioma original, com alinhamento à direita, espaço de linha múltiplo 1,15, estilo de fonte em negrito, espaçamento adicional de 10 pontos depois e as letras iniciais maiúsculas. Artigos e palavras como "é", "ou", "então" etc., não devem e ser grafados com letras maiúsculas, a menos que sejam a primeira palavra do título.

Se o idioma original do manuscrito for português ou inglês, será necessário adicionar o título em inglês. Após o título no idioma original, adicione o título correspondente em inglês na sequência. Use o tipo Arial, tamanho de 12 pontos, com alinhamento à direita, espaço de linha múltiplo 1,15, estilo de fonte em itálico, espaçamento adicional de 24 pontos depois e as letras iniciais maiúsculas. Do mesmo modo como no título no idioma original, artigos e palavras como "é", "ou", "então" etc., não devem e ser grafados com letras maiúsculas a menos que sejam a primeira palavra do título.

Informações dos autores

Use o tipo Arial, tamanho de 10 pontos, para as informações dos autores, com alinhamento ao centro, espaço de linha único e sem espaçamento adicional. Na primeira linha de informações dos autores, forneça o nome completo dos autores; na segunda linha, sua afiliação no formato: Instituição - Cidade - Estado - País e na terceira linha, seu endereço de e-mail. Logo em seguida forneça o link do currículo Lattes e o Open Researcher and Contributor ID  (ORCID).

Observe que todas as informações que possam identificar os autores devem ser suprimidas do manuscrito na fase de envio. No entanto, essas informações devem ser preenchidas nos metadados do formulário de envio e na versão final do manuscrito em caso de aceitação.

Resumo e Palavras-chave

Todo trabalho deve ter um resumo. O resumo deve aparecer justificado, com um espaço de linha único, sem espaçamento antes e depois, com o tipo Arial e tamanho de 10 pontos. O resumo deve sintetizar o conteúdo do manuscrito e conter no mínimo 150 e no máximo 250 palavras. O texto deve terminar com um ponto. Antes do texto do resumo, há uma linha com o cabeçalho "Resumo", com o tipo Arial e tamanho de 12 pontos, em negrito.

Na próxima linha após o resumo devem constar as palavras-chave, com o título “Palavras-chave:” em Arial, tamanho de 10 pontos, em negrito, seguidas de 3 a 5 palavras-chave alinhadas à esquerda, com um espaço de linha único, sem recuo especial, sem espaçamento antes e com espaçamento de 24 pontos depois. As palavras-chave devem ser grafadas com o tipo Arial, tamanho de 10 pontos e espaçamento de 24 pontos depois. Para separar as palavras-chave, use ponto. As palavras-chave devem ter iniciais maiúsculas.

Se o manuscrito estiver escrito em português ou espanhol, os autores deverão fornecer o resumo e as palavras-chave no idioma correspondente, antes de sua versão em inglês.

A Seção

O documento está organizado em apenas uma coluna. O texto da seção deve ser definido com o tipo Arial, tamanho de 12 pontos, justificado, espaço de linha único e espaçamento de 6 pontos depois.

O primeiro parágrafo da seção, subseção e subseção não deve conter o recuo da primeira linha; os outros parágrafos devem ter o recuo da primeira linha de 0,75 centímetros.

Título da Seção

O cabeçalho de um título de seção deve estar em negrito, com tamanho de 14 pontos, as letras iniciais maiúsculas, alinhado à esquerda, com um espaço de linha e um espaçamento adicional de 24 pontos antes e 12 pontos depois.

Título de Subseção

O cabeçalho de um título de subseção deve estar em negrito, com tamanho de 12 pontos, as letras iniciais maiúsculas, alinhado à esquerda, com um espaço de linha único e um espaçamento adicional de 12 pontos antes e 6 pontos depois.

Título de Subseção

O cabeçalho do título de uma subseção deve estar em itálico, com tamanho de 12 pontos, as letras iniciais maiúsculas, alinhado à esquerda, com um espaço de linha único e um espaçamento adicional de 12 pontos antes e 6 pontos depois.

 

Tabelas

As tabelas devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem e padronizadas conforme a 3ª edição das Normas de apresentação tabular do IBGE de 1993. Toda tabela deve ter dados numéricos, inscritos nas células, para informar a quantificação de um fato específico observado. Essa quantificação deve ser dada em algarismos arábicos.

Deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja uma produção do próprio autor), de acordo com a ABNT NBR 10520. A fonte é o identificador do responsável (pessoa física ou jurídica) ou dos responsáveis pelos dados numéricos.

 

As tabelas (por exemplo, Tabela 1) devem ser posicionadas preferencialmente na parte superior ou inferior da página, dentro das margens especificadas. Evite quebrar tabelas em páginas diferentes, a menos que não caibam apenas em uma página. As tabelas devem ser devidamente centralizadas e sempre devem ter um título acima.

Os títulos devem estar em caixa baixa (todas as letras minúsculas), com apenas a primeira letra maiúscula, centralizado, com o tipo Arial, tamanho de 9 pontos e espaçamento de 12 pontos antes e 6 pontos depois. As tabelas também devem conter descrição de imagem para leitor de tela e fonte da tabela, estas devem estar posicionadas abaixo da tabela.

O texto da tabela deve ser definido com o tipo Arial, tamanho de 10 pontos, sem espaçamento antes ou depois. É importante ressaltar que as tabelas não devem possuir bordas laterais, apenas superiores e inferiores, conforme o exemplo Tabela 1.

Tabela 1 – Título da Tabela 1

Coluna 1      Coluna 2

Dado 1         Dado 2

Fonte: Fonte de onde o autor retirou a tabela.

Descrição de imagem: Tabela informativa com dados.

 

Quadros

Os quadros são elementos semelhantes às tabelas, o que os diferenciam é o tipo de informação que contêm. Os quadros possuem informações textuais em seu interior. Eles devem ser citados no texto, inseridos o mais próximo possível do trecho a que se referem e padronizados conforme a 3ª edição das Normas de apresentação tabular do IBGE de 1993. Todo quadro deve ter dados textuais, inscritos nas células, para informar um fato específico observado.

Os quadros (por exemplo, Quadro 1) devem ser posicionados preferencialmente na parte superior ou inferior da página, dentro das margens especificadas. Evite quebrar quadros em páginas diferentes, a menos que não caibam apenas em uma página. Os quadros devem ser devidamente centralizados e sempre devem ter um título acima.

Os títulos devem estar em caixa baixa com apenas a primeira letra maiúscula, centralizado, com o tipo Arial, tamanho de 9 pontos e espaçamento de 12 pontos antes e 6 pontos depois. Os quadros também devem conter descrição de imagem para leitor de tela e fonte do quadro, estas devem estar posicionadas abaixo do quadro.

Quadro 1 – Título do Quadro 1

Coluna 1      Coluna 2

Texto 1         Texto 2

Fonte: Fonte de onde o autor retirou o quadro.

Descrição de imagem: Quadro informativo.

O texto do quadro deve ser definido com o tipo Arial, tamanho de 10 pontos, sem espaçamento antes ou depois. É importante ressaltar que quadros, diferentemente de tabelas, devem possuir bordas laterais (esquerda e direita), bem como superiores e inferiores, conforme o exemplo Quadro 1.

Ilustrações

Qualquer que seja o tipo de ilustração, ela deve ser nomeada como Figura, independente do tipo que a defina (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título. Lembre-se de fazer a chamada da figura no corpo do texto.

As ilustrações devem ser produzidas eletronicamente e integradas ao documento. Como elas podem perder qualidade quando integradas ao documento, é importante verificar se a resolução está boa (recomenda-se pelo menos 150 dpi). Verifique os desenhos, as grades e os detalhes das figuras, que devem ser claramente legíveis e não podem ser escritos um por cima do outro. É necessário considerar 100% da visualização e versão impressa.

As ilustrações (por exemplo, Figura 1) devem, ainda, aparecer dentro das margens designadas, estar centralizadas e sempre com um título posicionado acima. O título deve ser centralizado, com tamanho de 9 pontos e com todas as letras minúsculas. O espaçamento antes e depois deve ser de 6 e 12 pontos, respectivamente.

Imediatamente após a ilustração, deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja uma produção do próprio autor ou de domínio público) conforme a ABNT NBR 10520, a legenda, as notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. Não serão aceitas ilustrações (de qualquer tipo) que não sejam de autoria própria ou de domínio público, esse último deve vir acompanhado do link de acesso, para verificação do tipo de domínio público)

Tipo, número de ordem, título, fonte, legenda e notas devem acompanhar as margens da ilustração. As legendas, a descrição de imagem e a fonte devem estar posicionadas abaixo da ilustração, centralizadas, com tamanho de 9 pontos. Os autores devem ficar atentos à questão cromática nas imagens e principalmente nos gráficos para fazer relação/identificação dos dados com as formas ou os grafismos.

         A sentença final do título, da legenda e da descrição de imagem deve terminar com um ponto.

Mapa 1 -  Fronteiras do Brasil

 

Fonte: IBGE (2016)

Descrição da imagem: Figura utilizada como exemplo do manuscrito.

 

Citações no Texto e Lista de Referências

Ao usar as ideias de outras pessoas em seu trabalho, você deve dar crédito a elas com uma citação no texto. As citações no texto devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que, de maneira resumida, consistem na inclusão do sobrenome dos autores e seus respectivos anos de publicação. Para mais informações sobre como escrever citações no texto de acordo com a ABNT, consulte a norma NBR 10520 de agosto 2002.

As referências são alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espaço simples e separadas entre si por espaço duplo. Quando aparecerem em notas de rodapé, serão alinhadas, a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas.

 

Conclusões

Esperamos que você considere as informações deste modelo úteis e que elas ajudem na preparação do seu manuscrito.

Se você encontrar inconsistências ou precisar de mais informações, entre em contato com os editores.

REFERÊNCIAS

Aqui fornecemos alguns exemplos de referências que podem ser encontradas na norma NBR 6023 2ª edição de 14.11.2018.

SILVA, Maria do Carmo. Atlas geográfico. 8. ed. São Paulo: Faces, 2000. 287 p.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http:://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 1 jan. 2017.

GOMES, A. C.; VECHI, C. A. Estática romântica: textos doutrinários comentados. São Paulo: Atlas, 1992. 186 p.

VERÍSSIMO, L. F. Um gosto pela ironia. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, p. 2, 12 ago. 2010.  Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf=1&action=flip. Acesso em: 12 ago. 2010.

NOTAS

Agradecimentos

Coloque os agradecimentos somente na versão final do manuscrito, após a aceitação. Eles devem ser incluídos depois da seção de referências.

Responsável pela aprovação do texto

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 

Contribuição de autoria

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 

Financiamento

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 

Consentimento de uso de imagem

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 

Aprovação de comitê de ética em pesquisa

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 

Conflito de interesses

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 

Licença de uso

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 

Publisher

Universidade Federal de Goiás. Programa de Pós-graduação Projeto e Cidade. Publicação no Portal de Periódicos UFG.

As ideias expressadas neste artigo são de responsabilidade de seus autores, não representando, necessariamente, a opinião dos editores ou da universidade.

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