Two Photos, Two Gazes

writing exercises on Photographs

Authors

  • Ana Flávia Maximiano Maru Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, anaflaviamaru.arq@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-4495-3669
  • Gabriel Teixeira Ramos Universidade Federal de Goiás (UFG), Cidade de Goiás, Goiás, Brasil, gabrieltramos@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/revjat.v7.82666

Keywords:

Photographs. , Gazes. , Exercises. , Imagination. , Insurgency.

Abstract

This paper has as its general objective to think through images, from two distinct perspectives.
To this end, it examines the frames of two photographs taken during the twentieth century,
in the context of the Pedra Fundamental monument in Planaltina (DF), which predates the construction of Brasília. This is carried out through theoretical investigations based
on readings of Didi-Huberman (2012), Azoulay (2010), and Barthes (1984), as well as a
joint critical exercise on the photographs, inspired by Varda’s Une minute pour une image
(1982). The starting point is the idea that writing about images is an act of insurgency: it is
a refusal of the archive as something closed and neutral, in order to see it instead as a field
of imaginative potential—that is, to transform it into a burning memory through imagination.
In the first photograph, women appear lined up, looking toward the only man in the image,
who points to the Pedra Fundamental. In the second, suited men and military officers pose
for the photographer around the Pedra Fundamental, in a supposedly spontaneous scene.
Faced with these images, what is it that touches us? By writing about images, the authors
propose a poetic and critical gesture toward imaginable silences, opening space for new
histories and possible futures.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Flávia Maximiano Maru, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, anaflaviamaru.arq@gmail.com

Ana Flávia Marú (1992) é artista visual e Arquiteta Urbanista. Nasceu na cidade de Itumbiara, sul do estado de Goiás. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Goiás (2011 - 2017), sua pesquisa investiga vestígios de destruição presentes nos arquivos da construção de Goiânia. Possui uma prática de escrita, coleta, repetição e ficcionalização como maneira de abrir caminho imaginativo para as histórias dos lugares. Trabalha com diversas linguagens como pintura, desenho, audiovisual, além da apropriação de arquivos e objetos existentes. Marú integrou a equipe premiada (Quadro Arquitetos) no Concurso para reforma do CAU-GO em 2015. Recebeu Menção Honrosa no concurso público de Escola Classe DF, CODHAB em 2018. Como artista visual e pesquisadora, participou das residências como Pivô Pesquisa (São Paulo, 2022). Com o trabalho em vídeo Vagalume participou da XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (São Paulo, 2019). Recebeu o Prêmio Estímulo no 2o Salão de Arte em Pequenos Formatos de Britânia (Britânia, 2020). Ministrou oficinas de desenho, aquarela, cianotipia e gravura em lugares como Jardim Secreto e Muquifu Cultural na cidade de Goiânia. Integra o grupo de pesquisa e prática História Natural de Goyaz.

Gabriel Teixeira Ramos, Universidade Federal de Goiás (UFG), Cidade de Goiás, Goiás, Brasil, gabrieltramos@gmail.com

Gabriel Teixeira Ramos (Vitória, 1988) é arquiteto urbanista, professor, pesquisador, escritor e realizador audiovisual. Doutor em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo pelo IAU-USP, com mestrado em Urbanismo pela UFBA e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFES. Professor Adjunto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás (UAECSA-UFG/Campus Goiás) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Projeto e Cidade (PPG-PC/FAV-UFG/Campus Samambaia), na Área de Concentração: História e Teoria da Arquitetura e da Cidade. É Vice-Líder do grupo de pesquisa Paisagem: Cultura e Imaginários da Terra (PACUI-Unesp) e membro dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas (NEC-IAU-USP) e do Grupo de Estudos sobre Espaço, Corpo, Arte e Estética (GECAE-UnB). Foi coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás (UAECSA-UFG/Campus Goiás, 2021-2023). Atualmente, desenvolve a pesquisa "Experimentações cartográficas em várzeas urbanas: expedições, coletas, fábulas" (2025-atual), tendo realizado o projeto de pesquisa e extensão "Cartografias dos deslocamentos urbanos contemporâneos" (2019-2022), que contou com a participação de dezenas de pesquisadores de distintos locais do país, resultando no site "mapasmovimentos.com". Desde 2024, é membro de corpo editorial e revisor da REVISTA DE ARQUITETURA E URBANISMO (RUA) e revisor da ÍMPETO. É autor dos livros de poesia "Animal faminto em dia de domingo" (2023) e "Longevo quando" (2012), realizador de diversos filmes que participaram de festivais, como "Memórias aquosas de uma biquinha reimaginada" (2025), "Esquadrinhado" (2022), "Navegares imprecisos" (2020) e "Desinvento: por uma aventura na cidade contemporânea" (2013). Tem interesse específico nas franjas da arquitetura e urbanismo com temas relacionados a linguagens, narrativas, modos de expressão e representação, além de relações do campo da arquitetura e urbanismo com as subjetividades, relações de poder, anti-racismo, reparação histórica, paisagens e ecologias críticas. Para conhecer trabalhos, pesquisas e publicações, acessar: gabrieltramos.com

References

AZOULAY, Ariella Aïsha. O que é uma fotografia? O que é fotografia? In: Philosophy of Photography. Volume 1 Number 1. doi: 10.1386/pop.1.1.9/. Tradução de Marina Feldhues. 2010.

BARTHES, Roland. A Câmara Clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BRASILIA CAPITAL. [Homens ao redor da Pedra Fundamental em Planaltina]. [S. l.]: [s. n.], [s. d.]. Disponível em: https://bsbcapital.com.br/exposicao-andancas-passado-presente-e-futuro-chega-a-planaltina. Acesso em: 14 maio 2025.

CRULS, Luís. Relatório da Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura, 1894.

DELEUZE, Gilles. A Imagem-Tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.

DELEUZE, Gilles. O Ato de Criação. In: Dois Regimes de Loucos. São Paulo: Ed. 34, 2016.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo, Editora 34, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 204-219, nov. 2012. DOI: 10.35699/2238-2046.15454.

FERECI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. São Paulo: Elefante, 2019.

FOTOGRAMA. Direção: Luis Henrique Leal; Caio Zatti. Recife: [s.n.], 2015. Filme (9 min). Disponível em: https://vimeo.com/145428750. Acesso em: 14 maio 2025.

GOMES, Paulo Bertran. História da Terra e do Homem no Planalto Central. Brasília: Solo Editores, 1994.

MARU, Ana Flávia Maximiano. Um arquivo às avessas: desaprender Goiânia em companhia multiespécie. 2025. 144 f. Dissertação (Mestrado em Projeto e Cidade) – Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2025.

MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Cruls: O cientista que demarcou Brasília. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.

OLIVEIRA, Lúcio Costa; PENNA, João Batista de Almeida. Brasília e a Missão Cruls. Brasília: IPHAN, 2008.

PENHA, Eli Alves. A Missão Cruls: 100 anos da primeira expedição à Brasília. Brasília: EDUnB, 1992.

POEIRA E BATOM NO PLANALTO CENTRAL. Direção: Tânia Mourão; Tânia Quaresma. Brasília: TV Senado, 2017. Filme (documentário). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9rxJUc8kbSk . Acesso em: 14 maio 2025.

PORTAL CERRATENSE. [Mulheres e um homem ao redor da Pedra Fundamental]. [S. l.]: [s. n.], [s. d.]. Disponível em: https://www.cerratense.com.br/. Acesso em: 15 maio 2025.

RAMOS, Gabriel Teixeira. Desobjetos e seus destinos: uma geocoleção onírica de paisagens de várzeas. In: Várzeas urbanas [livro eletrônico]: habitar paisagens de várzeas, volume 3. Ed. dos autores: Bauru 2025, pp. 7-22.

UNE MINUTE POUR UNE IMAGE. Concepção e direção: Agnès Varda. [S.l.]: Antenne 2, 1982. Série de TV.

CARD

Published

2025-11-25

How to Cite

MARU, Ana Flávia Maximiano; RAMOS, Gabriel Teixeira. Two Photos, Two Gazes : writing exercises on Photographs. Jatobá Journal, Goiânia, v. 7, 2025. DOI: 10.5216/revjat.v7.82666. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revjat/article/view/82666. Acesso em: 29 dec. 2025.

Issue

Section

Dossiê Territórios Insurgentes