Tensegrity e bioinspiração:
o caso do workshop realizado no Digital Futures 2022
DOI:
https://doi.org/10.5216/revjat.v6.78334Palavras-chave:
Tensegrity, biomimética, design paramétrico, protótipo, prototipagemResumo
O presente artigo tem como objetivo relatar e analisar o processo de projeto e os resultados desenvolvidos no workshop “Tensegrity: Parametrização e Prototipagem”, realizado no Digital Futures 2022. A fundamentação teórica baseia-se em pesquisa de mestrado conduzida na Universidade (omitido para revisão) com o grupo de pesquisa (omitido para revisão). Foram desenvolvidas, no decorrer dos encontros, aulas baseadas em métodos de prototipagem, modelagem paramétrica e bioinspiração, a fim de aproximar os processos digitais para o desenvolvimento de projetos, retroalimentando os modelos experimentados na prática, analisando as dificuldades de montagem e discutindo as vantagens da Tensegrity em relação à redução de impactos na natureza. Foram lançados dois desafios que levantaram a discussão da tecnologia e o seu uso, resultando em soluções possíveis de serem aplicadas ou no Pantanal sul-mato-grossense ou em Marte. Este artigo apresenta os resultados do workshop e discute seus métodos, suas estratégias e os conceitos dos projetos desenvolvidos.
Downloads
Referências
ALVES, G. M. Cibersemiótica e processos de projeto: metodologia em revisão. 2014. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) - Instituto de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo (USP), São Carlos, 2014.
DUNN, N. Digital Fabrication in Architecture. London: Laurence King Publishing, 2012.
HENSEL, M.; MENGES, A.; WEINSTOCK, M. Emergent technologies and design. New York: Routledge, 2010.
HSUAN-AN, T. Sementes do cerrado e design contemporâneo. Goiânia: Editora UCG, 2002.
IWAMOTO, L. Digital fabrications: architectural and material techniques. New York: Princeton Architectural Press, 2009.
LITTMAN, J. A. Regenerative Architecture: a pathway beyond sustainability. 2009. 68p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e História da Arte) - Universidade de Massachusetts, Amherst, 2009.
PAWLYN, M. Biomimicry in Architecture. London: RIBA Publishing, 2011.
PIRES, J. F.; PEREIRA, A. T. C. Modelagem Paramétrica da Geometria Complexa de Estruturas Regenerativas na Arquitetura. In: CONGRESO DE LA SOCIEDAD IBERO-AMERICANA DE GRÁFICA DIGITAL, 21., 2017, Concepción. Anais [...]. Concepción: SIGraDi, 2017.
SNELSON, K. Tensegrity, weaving and the binary world: Newton’s third law and the duality of forces. [s.l.]: 2012. E-book.
VERSCHLEISSER, R. Aplicação de Estruturas de Bambu no Design de objetos: como construir objetos leves, resistentes, ecológicos e de baixo custo. 2008. Tese (Doutorado em Artes e Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), Rio de Janeiro, 2008.
VICTOR, G.; SEIXAS, M.; RIPPER, J. L. M. Estruturas autoportantes biotensegrity aplicando materiais Naturais. In: ARRUDA, A. J. V. (Org.). Métodos e processos em Biônica e Biomimética: a revolução tecnológica pela natureza. São Paulo: Blucher, 2018. p. 152-71.
ZHANG, J. Y.; OHSAKI, M. Tensegrity structures: Form, Stability, and Symmetry. Tokyo: Springer Japan, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Jatobá

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Jatobá e publicaremos a correção num dos próximos números.













