Identification of Pedestrian Preference Pattern for Central Area of Goiânia City in Brazil

Identificação do Padrão de Preferência de Pedestres na Área Central da Cidade de Goiânia no Brasil

Authors

  • Cristiano Farias Almeida Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil, cristianofarias@ufg.br https://orcid.org/0000-0002-5769-3675
  • Cássia Alencar da Silva Oliveira Universidade Federal de Goiás, Gioânia, GO, Brasil, arqcassiaalencar@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/revjat.v4.74667

Keywords:

Pedestrian, mobility, stated preference technique, sidewalks

Abstract

The need for establishing urban mobility policies that favor pedestrians, which are the most vulnerable elements in the transit system, is known. In this sense, the study aimed to identify the pattern of pedestrian preferences on sidewalks, using the Walkability Index and Stated Preference technique. The methodology developed to achieve the objective is composed of the following steps: (i) definition of the study area, (ii) Decription of the study area, (iii) definition of variables, (iv) data collection, (v) calculation of the Walkability Index, (vi) data processing of the stated preference survey, (vii) analysis of results and definition of guidelines.  A case study was carried out in the central sector of Goiânia (GO) in order to validate the presented methodology. Thus, the study proposes to investigate pedestrian preferences on sidewalks in order to provide subsidies to assist the planning of pedestrian-oriented mobility systems.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Cristiano Farias Almeida, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO, Brasil, cristianofarias@ufg.br

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1999), mestrado em Transportes pela Universidade de Brasília (2001), doutorado em Transportes pelo Nagoya Institute of Technology no Japão e pela Universidade de Brasília (2008), e Pós-Doutorado em Desenvolvimento de Cluster Logístico pela Université de Liège na Bélgica (2020). Atualmente é Professor Associado, Classe D, Nível 2 da Universidade Federal de Goiás. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação Projeto e Cidade (FAV/UFG), do qual desempenha a função de Vice-Coordenador. Atualmente é coordenador do curso de Engenharia de Transportes da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT) da UFG. Exerce a função de Diretor de Acordos e Redes da Secretaria de Relações Internacionais (SRI) da Universidade Federal de Goiás (UFG). É ex-bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É ex-bolsista do Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão (Monbukagakusho). É ex-bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É ex-bolsista do Wallonie-Bruxelles Internacional.be (WBI). É atualmente Embaixador do Wallonie-Bruxelles Internacional.be (WBI) no Brasil. Elaborou o projeto de implantação do primeiro curso de Engenharia de Transportes Bacharelado da Universidade Federal de Goiás, do qual desempenhou função de Coordenador entre 2015 e 2018. Foi membro da Comissão de Implantação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UFG). Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Organização do Sistema de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: transporte não-motorizado, transporte rodoviário semiurbano de passageiros, modelagem de redes de transportes, planejamento de transportes e desenvolvimento econômico regional, planejamento, gestão e controle dos transportes, análise espacial aplicada ao planejamento dos transportes, geografia dos transportes, cluster e plataforma logística.

Cássia Alencar da Silva Oliveira, Universidade Federal de Goiás, Gioânia, GO, Brasil, arqcassiaalencar@hotmail.com

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Goiás (2010), especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (2015) e mestranda em Arquitetura e Urbanismo, no Programa de Pós Graduação Projeto e Cidade, da Universidade Federal de Goiás. Servidora pública, atua como fiscal de edificações e loteamentos na Prefeitura Municipal de Aparecida de Goiânia, onde trabalha com questões urbanas, Código de Edificações, Lei de Zoneamento e Plano Diretor, inspeciona o controle do uso e ocupação do solo e vistoria edificações residenciais, comerciais, industriais e institucionais.

References

ANTP. Associação Nacional de Transportes Públicos. Política Nacional de Trânsito. São Paulo: Ed. ANTP, 2002.

ANTP. Associação Nacional de Transportes Públicos. Relatório 2016: sistema de informações da mobilidade urbana da ANTP. São Paulo: Ed. ANTP, 2018.

BASTOS, L. C. Planejamento da Rede Escolar: Uma Abordagem Utilizando Preferência Declarada, Tese de Doutorado, Curso de Pós Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, 1994.

BATES, J. Econometric Issues in Stated Preference Analysis, Journal of Transport Economics and Policy. 1988.

BRASIL. Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997. Código de Trânsito Brasileiro.

BRASIL. Lei 12.587, de 3 de janeiro de 2012, que Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Publicada no Diário Oficial da União em 4 de janeiro de 2012.

CARPINETTI, L. C. R. Planejamento e análise de experimentos. USP, Departamento de Produção. 216p, 2003.

CARRENO, M.; WILLIS, A.; STRADLING, S. 2002. Quality of service for pedestrians: closing the gaps in knowledge. Traffic and Transportation Studies. 2002. p. 326-333.

COMPANHIA METROPOLITANA DE TRANSPORTES COLETIVOS (CMTC). Plano Diretor de Transporte Coletivo Urbano da Grande Goiânia – PDSTC 2006. Goiânia, 2007.

DENATRAN - Departamento Nacional de Trânsito, Anuário de Frota de Veículos, 2018. Disponível em: http://www.denatran.gov.br/frota.htm. Acessado em 18 de agosto de 2019.

FONTES, A. M. L. C.; RAMOS, R. A. R.; LOURENCO, J.M.B.B. Qualidade pedonal urbana – o caso de Braga. In: 1o Congresso Luso-Brasileiro para planejamento urbano, regional, integrado e sustentável – PLURIS. Lisboa: anais eletrônicos do PLURIS, 2005.

FREITAS, A.A.F. Modelagem Comportamental dos Decisores através de Técnicas de Preferência Declarada: Uma Aplicação no Setor Imobiliário de Florianópolis-SC, Dissertação de Mestrado, Curso de Pós Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, 1995.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GONDIM, M. Cadernos de Desenho - Ciclovias. 2010. Disponível em: http://solucoesparacidades.com.br/mobilidade/caderno-de-desenho-ciclovias/. Acesso em: 28.jul.2017.

IBGE. Censo Demográfico, 2018. Disponível em: . Acesso em: 18 ago. 2019.

ITDP. Instituto de Políticas de Transportes e Desenvolvimento. Índice de Caminhabilidade: Ferramenta. 2016. Disponível em: http://itdpbrasil.org.br/indice-de-caminhabilidade-ferramenta/. Acesso em: 28.jul.2017.

JACOBS, J. Morte e Vida de Grandes Cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

KROES, E.P.;SHELDON, R.J. Stated Preference Methodos, Journal of Transport Economics and Policy , January, pp. 11-20, 1988.

LARRAÑAGA, A. M.; CYBIS, H. B. Análise do padrão comportamental de pedestres. In: XXI Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, ANPET. Rio de Janeiro, 2007.

LARRAÑAGA, A. M. Análise do Padrão comportamental de pedestres. Dissertação de Mestrado. Departamento de Produção e Transportes. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008.

LARRAÑAGA, A. M.; RIBEIRO, J. L. D; CYBIS, H. B. B. Fatores que afetam as decisões individuais de viagens a pé: estudo qualitativo. In: Congresso de Pesquisa e Ensino em Transporte - 17o ANPET. Curitiba: Anais eletrônicos do ANPET, 2009.

LAY, M.C.D.; REIS, A.T.L. Análise quantitativa na área de estudos ambiente-comportamento. Porto Alegre: Ambiente Construído, v. 5, n. 2, p. 21- 36, abr./jun. 2005.

LUZ, P. R. P. Um estudo de caso utilizando técnicas de preferência declarada para análise do fluxo e permanência de veículos em áreas delimitadas. Dissertação de Mestrado – Programa de pós graduação em Engenharia de Produção – UFSC, 1997.

MALATESTA, M. E. B. Andar a pé: Um modo de transporte para a Cidade de São Paulo. Dissertação (mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, 2007.

MELO, F. B. Proposição de medidas favorecedoras à acessibilidade e mobilidade de pedestres em áreas urbanas. Estudo de caso: o centro de Fortaleza. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Ceará, 2005.

MUMFORD, L. A cidade na História – suas origens, transformações e perspectivas, São Paulo: Martins Fontes, 1998.

OKAMOTO, J. Percepção ambiental e comportamento: visão holística da percepção ambiental na arquitetura e na comunicação. São Paulo: Mackenzie, 2002.

OPAS. Organização Pan-Americana da Saúde. Segurança de pedestres: Manual de segurança viária para gestores e profissionais da área. Brasília, DF: OPAS, 2013.

ORTUZAR, J; WILLUMSEN, L. G. Modeling Transport. John Wilwy e Sons, New York, USA, 1994.

SEMOB - Secretaria Nacional de transporte e da Mobilidade Urbana. Brasil acessível – Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana. Caderno 2: construindo a cidade acessível. 1ª ed. Brasília, 2006.

VASCONCELLOS, E. A. Transporte Urbano, Espaço e Equidade. Análise das Políticas Públicas. 2ª ed. São Paulo: Net Press, 1998.

card

Published

2022-12-10

How to Cite

ALMEIDA, C. F.; OLIVEIRA, C. A. da S. Identification of Pedestrian Preference Pattern for Central Area of Goiânia City in Brazil: Identificação do Padrão de Preferência de Pedestres na Área Central da Cidade de Goiânia no Brasil. Jatobá Journal, Goiânia, v. 4, 2022. DOI: 10.5216/revjat.v4.74667. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revjat/article/view/74667. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos livres