Heritage Photogrammetry

From documentation to Augmented Reality

Authors

DOI:

https://doi.org/10.54686/revjat.v3i.72071

Keywords:

Patrimônio Cultural; Fotogrametria; Realidade Aumentada; Gamificação; Impressão 3D

Abstract

This article analyses the use of photogrammetry for the documentation and dissemination of built cultural heritage. This technique has been more and more consolidated in this field of knowledge, and it has been popularized due to its ease of use: one only needs a cell phone for taking pictures and a free software for the production and rendering of 3D models. Due to this increasingly promising scenario, this article presents the technique and also analyzes the contribution of digital models generated by photogrammetry for other applications. Therefore, this paper presents some examples in use in the Laboratory of the Environment (LabAm), a research group at the Federal University of Goiás (UFG), and other examples that the group believes are interesting for future researches.

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Author Biographies

Pedro Henrique Gonçalves, Universidade Federal de Goiás

Professor Adjunto do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás - Regional Goiás. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil (PECC - UNB) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (GECON - UFG). Arquiteto e Urbanista graduado pela Universidade Estadual de Goiás. Coordenador do grupo de pesquisa Laboratório do Ambiente (LabAM), na Universidade Federal de Goiás, onde são desenvolvidas pesquisas nas áreas de: tecnologia e inovação no ambiente construido, planejamento urbano climaticamente responsável, desempenho das edificações. Coordenador geral da Rede de Laboratórios de Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo - IPElab UFG

Fabíolla Xavier Rocha Ferreira Lima , Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Professora associada na Universidade Federal de Goiás - UFG, Setor Engenharia de Biossistemas. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás (2003), mestra em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2007) e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília - UnB (2013). Esteve em Colaboração Técnica com a Universidade Federal do Paraná, no curso de Arquitetura e Urbanismo (2018-2020). Coordena o grupo de estudos em Tecnologia da Arquitetura para Ciências Agrárias (TACA), é coordenadora adjunta do comitê executivo do Laboratório de Ideias, Prototipagem e Empreendedorismo - IPElab Agronomia e integra o grupo de pesquisa Laboratório do Ambiente (LabAm). Experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas de ensino, pesquisa e extensão: Tecnologia da Arquitetura, Desenho Técnico, Gestão de Materiais, Resíduos de Construção, Projeto de Arquitetura, Metodologias Ativas, Jogos de Ensino/Aprendizagem, Gamificação. 

Sarah Yasmin Pereira Marques, Universidade Federal de Goiás, Cidade de Goiás, Goiás, Brasil

Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo, na Universidade Federal de Goiás (UFG)- Campus Goiás. 

Sandra Schmitt Soster, Universidade de São Paulo, São Carlos, São Paulo, Brasil

Doutoranda no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), campus São Carlos, desenvolvendo pesquisa intitulada "Gestão do Patrimônio Cultural brasileiro: Pensar a colaboração em políticas, processos e tecnologias", em que analisa plataformas digitais com auxílio de atividades presenciais para a colaboração cidadã nas ações relacionadas ao patrimônio cultural (financiamento Capes desde 2018). Membro do Icomos-Brasil. Membro do Comitê Brasileiro do projeto Internacional Reconnecting with your Culture". Pesquisadora do Nomads.usp. [www.nomads.usp.br], Núcleo de Estudos sobre Habitares Interativos. Colaboradora do Laboratório do Ambiente (LabAm) (UFG) (2021-Atual). Membro coordenadora do projeto independente www.ipatrimonio.org (2017-Atual). Membro da Rede Paulista de Educação Patrimonial (REPEP) (2018-Atual). Colaboradora da Revista V!RUS (2012-Atual). Mestre em História e Teoria da Arquitetura e do Urbanismo, pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) (2014), com dissertação intitulada "Missões Jesuíticas como Sistema", com financiamento FAPESP (Processo 11/04387-1). Graduada em Publicidade e Propaganda (2003) e em Arquitetura e Urbanismo (2008). Experiência acadêmica na área de patrimônio cultural, com ênfase em educação patrimonial, cultura digital, plataformas colaborativas, participação cidadã. ORCID https://orcid.org/0000-0002-9779-9079 ResearcherID: M-2454-2014 

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Published

2021-12-31

How to Cite

GONÇALVES, P. H.; XAVIER ROCHA FERREIRA LIMA , F. .; PEREIRA MARQUES, S. Y.; SCHMITT SOSTER, S. Heritage Photogrammetry: From documentation to Augmented Reality. Jatobá Journal, Goiânia, v. 3, 2021. DOI: 10.54686/revjat.v3i.72071. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revjat/article/view/72071. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos livres