Women who inhabit the modern architecture of Belém
the silences between the experienced and the documented
DOI:
https://doi.org/10.54686/revjat.v3i.72064Keywords:
Belém, Modern Architecture, Women, Historiography, DocumentationAbstract
The subjectivity of historiographical work is the starting point to direct this work to concerns about the absence of women in the construction of the historiographical narrative of modern architecture, more specifically explored from the existential and historical relationship that women have with the private space, the House. Thus, based on residential architectural projects by Camillo Porto de Oliveira, an engineer and architect who was a reference in the production of modern buildings in the city of Belém, a documental analysis was developed to attest to the presence of women as commissioners or inhabitants. To this end, three modern residences in Belém were selected in order to highlight the experiences of those spaces and the aspects that extend beyond architectural materiality.
Downloads
References
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 8ª edição. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
CHAVES, Celma. Modernização, inventividade e mimetismo na arquitetura residencial em Belém entre as décadas de 1930 e 1960. Risco - Revista de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo, [S. l.], n. 8, p. 145-163, 2008a. DOI: 10.11606/issn.1984-4506.v0i8p145-163. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/risco/article/view/44757 . Acesso em: 22 abr. 2021
______________; MACHADO, Casas modernas em Belém (PA). Documentação e representação de um novo modo de morar. RCT Revista Ciência e Tecnologia UFRR. Edição Especial (2021): Dossiê Documentação do Patrimônio Cultural. v.7. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.18227/rct.v0i0.7017. Disponível em: https://revista.ufrr.br/rct/article/view/7017
______________; DIAS, Rebeca. Documentação e Estudo da Arquitetura Residencial Moderna em Belém (1940-1970). Anais do Seminário Nacional do Docomomo Brasil, p. 1-12, 2016.
______________; BELTRÃO, Bernadeth; DIAS, Rebeca. A arquitetura moderna em Belém como objeto e documento de investigação: da invisibilidade ao reconhecimento. Labor e Engenho, Campinas, SP, v. 14, p. e020016, 2020. DOI: 10.20396/labore.v14i0.8663470. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/labore/article/view/8663470 . Acesso em: 14 fev. 2022.
DIAS, Rebeca et al. O Percurso da Modernidade Arquitetônica de Camillo Porto de Oliveira: Da Diversidade à Simplificação Formal. In: II Seminário de Arquitetura Moderna Na Amazônia, 1., 2017, Belém. Artigos SAMA 2017. Palmas: UFT, 2016. p. 1 - 23.
ESPEGEL, Carmen. Heroínas del espacio: mujeres arquitectos en el movimiento moderno – 2ª ed. Buenos Aires: Nobuko: 2007.
FRIEDMAN, Alice. Family Matters: The Schröder House, by Gerrit Rietveld and Truss Schröder. In: FRIEDMAN, Alice. Women and the Making of the Modern House. Nova Iorque: Harry N. Abrams, 1998, pp. 64-91.
GUERRA, Abilio. Do vizinho: como Jacques Tati e Michel Foucault podem explicar a boçalidade do novo-riquismo. Crônicas de andarilho 10. Drops, São Paulo, ano 17, n. 112.06, Vitruvius, jan. 2017 Disponível em: https://vitruvius.com.br/revistas/read/drops/17.112/6383 . Acesso em:14 de fev. de 2022.
LAURINO, Daniela Arias. La construcción del relato arquitectónico y las arquitectas de la modernidad: un análisis feminista de la historiografía. 334 f. Tese (Doutorado). Universidad Politécnica de Catalunya. Barcelona, 2018.
LIRA, José Tavares Correia de. Lugares de gênero em arquitetura: uma aproximação. Anais do IV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Sessão Temática: Arquitetura, Gênero e Sexualidade. Porto Alegre, 2016.
MARTÍNEZ, Zaida Muxí. Mujeres, casas y ciudades: Más allá del umbral. dpr-barcelona, 2018.
PALLASMAA. Juhani. Habitar. Gustavo Gili, São Paulo; 1ª edição, 2017.
PIZZA, A. La construcción del pasado. Madrid, Ed. Celeste, 2002. p.7-78
RAGO, Margareth. As mulheres na historiografia brasileira. In: SILVA, Zélia Lopes da (Org.). Cultura histórica em debate. São Paulo: Unesp, 1995. P. 81-94.
ROSATTI, Camila Gui. Casas burguesas e arquitetos modernos: condições sociais de produção da arquitetura paulista. 386 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Sociologia, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.
TAFURI, Manfredo. Arquitetura e historiografia. Uma proposta de método. In: SZMRECSANYI, Maria Irene (org.) Desígnio revista de história da arquitetura e do urbanismo, n. 11/12, São Paulo, Anablume, 2011.
VIDAL, Celma de Nazaré Chaves Pont. Experiências do Moderno em Belém: construção, recepção e destruição. V!RUS, São Carlos, n. 12, 2016. DOI 10.4237/virus_journal. Disponível em: http://www.nomads.usp.br/virus/virus12/?sec=4&item=11&lang=pt . Acesso em: 14 de fev. de 2022.
VIDLER, Anthony, et al. Historias del presente inmediato: la invención del movimiento moderno arquitectónico. No. 72. Modernismo. Gustavo Gili, 2011.
WAISMAN, Marina. O interior da História: Historiografia Arquitetônica para uso de Latino-Americanos. São Paulo: Escala, 2013. 207 p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Revista Jatobá
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
4. Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Jatobá e publicaremos a correção num dos próximos números.