Analysis of Land Use and Occupation Related to the Expansion of the Goiânia International Airport through the Maximum Likelihood Classification (MLC) Method

Authors

DOI:

https://doi.org/10.54686/revjat.v3i.71352

Keywords:

Transporte e uso do solo, Aeroporto, Máxima Verossimilhança

Abstract

Population growth is one of the main factors contributing to the development of transport modes mor efficient. Over the decades several authors have tried to bring more explanatory concepts about this fact. The increase in demand may be different depending on the investment in the mode of transportation, in the same way that transport may change land use and land use, this in turn may influence transport. Due to this, this paper aims to analyze the changes occurred by the expansion and the change of the passenger terminal of the Santa Genoveva International Airport (SBGO) in Goiânia city generated in the local land. An indirect method was used in the development of the this study, by means of  Geographic Information System (GIS), called technique of Maximum Likelihood Classification (MAXVER), which results in thematic maps for such analysis. The results were efficient in the qualitative analysis and it was possible to verify the increase of commercial, industrial and green areas.

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Author Biographies

Cristiano Farias Almeida, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1999), mestrado em Transportes pela Universidade de Brasília (2001), doutorado em Transportes pelo Nagoya Institute of Technology no Japão e pela Universidade de Brasília (2008), e Pós-Doutorado em Desenvolvimento de Cluster Logístico pela Université de Liège na Bélgica (2020). Atualmente é Professor Associado, Classe D, Nível 2 da Universidade Federal de Goiás. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação Projeto e Cidade (FAV/UFG). Atualmente desempenha a função de coordenador do curso de Engenharia de Transportes (FCT/UFG). É coordenador do Núcleo de Pesquisa em Transportes (NPT-UFG). É ex-bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É ex-bolsista do Ministério da Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Japão (Monbukagakusho). É ex-bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É ex-bolsista do Wallonie-Bruxelles Internacional.be (WBI). É atualmente Embaixador do Wallonie-Bruxelles Internacional.be (WBI) no Brasil. Elaborou o projeto de implantação do primeiro curso de Engenharia de Transportes Bacharelado da Universidade Federal de Goiás, do qual desempenhou função de Coordenador entre 2015 e 2018. Foi membro da Comissão de Implantação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT/UFG). Foi presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Engenharia de Transportes da UFG entre 2015 e 2018. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Organização do Sistema de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: transporte não-motorizado, transporte rodoviário semiurbano de passageiros, modelagem de redes de transportes, planejamento de transportes e desenvolvimento econômico regional, planejamento, gestão e controle dos transportes, análise espacial aplicada ao planejamento dos transportes, geografia dos transportes, cluster e plataforma logística. 

Michelle Bandeira, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás na área de Transporte Aéreo. Possui bacharelado em Engenharia Mecânica Industrial pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), mestrado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, com foco em planejamento aeroportuário e doutorado em Engenharia de Infraestrutura, com foco em segurança operacional na aviação civil - ambos pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Realizou Pós-Doc em medida de desempenho de terminais aeroportuários na mesma instituição. Serviu a Marinha do Brasil, como 1ºTenente engenheira RM2 no Centro Tecnológico da Marinha (CTMSP) onde fez parte do Programa do Combustível Nuclear do Brasil. Foi gerente técnico da ANAC/BSB em infraestrutura de transporte aéreo e assessora técnica na diretoria. Prestou consultoria técnica em vários projetos (SAC, OACI, Anac, Petrobras, Fapeu, Abetar, Vunesp). É revisora de artigos e papers nacionais e internacionais de congressos, revistas e journals. É membro da equipe de pesquisa do Laboratório de Análise, Avaliação e Gerenciamento de Risco (LabRisco-USP). Tem interesse nos temas: transporte aéreo & aeroportos, infraestrutura aeroportuária em projeto, planejamento e operações, nível de serviço, logística de aeroportos, acidentes aeronáuticos & excursões/incursões de pistas, confiabilidade humana, análise de risco, fatores humanos e organizacionais, safety & security, falhas em aeronaves, métodos de análise de risco, inteligência artificial, árvore de falhas e redes bayesianas.

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Published

2021-12-30

How to Cite

ALMEIDA, C. F.; ALMEIDA, S. .; BANDEIRA, M. Analysis of Land Use and Occupation Related to the Expansion of the Goiânia International Airport through the Maximum Likelihood Classification (MLC) Method. Jatobá Journal, Goiânia, v. 3, 2021. DOI: 10.54686/revjat.v3i.71352. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revjat/article/view/71352. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos livres