Duas fotos, dois olhares
exercícios de escritas sobre fotografias
DOI:
https://doi.org/10.5216/revjat.v7.82666Palavras-chave:
Fotografias, Olhares, exercícios, imaginação, insurgênciaResumo
Esta comunicação tem como objetivo geral pensar por imagens, a partir de dois olhares distintos. Para tal, observam-se os quadros de duas fotografias realizadas durante o séc. XX, no contexto do monumento da Pedra Fundamental de Planaltina (DF), que antecede a construção de Brasília. Isto ocorre por meio de investigações teóricas realizadas a partir da leitura de Didi-Huberman, Azoulay e Barthes e um exercício crítico realizado conjuntamente sobre as fotografias, inspirado na obra UNE MINUTE POUR UNE IMAGE (Direção: Agnès Varda, 1982), de Varda. Parte-se da ideia de que escrever sobre imagens é um ato de insurgência: é recusar o arquivo como algo fechado e neutro para então vê-lo como potências imaginativas, isto é, transformá-lo em ardência da memória por meio da imaginação. Na primeira fotografia, mulheres aparecem enfileiradas e olhando em direção ao único homem da imagem e que aponta para a Pedra Fundamental. Na segunda, homens engravatados e militares posam para o fotógrafo ao redor da Pedra Fundamental, em uma cena supostamente espontânea. Diante dessas imagens, o que delas nos toca? Ao escrever sobre imagens, os autores propõem um gesto poético e crítico sobre imagináveis silenciamentos e abre espaço para novas histórias e futuros possíveis.
Downloads
Referências
AZOULAY, Ariella Aïsha. O que é uma fotografia? O que é fotografia? In: Philosophy of Photography. Volume 1 Number 1. doi: 10.1386/pop.1.1.9/. Tradução de Marina Feldhues. 2010.
BARTHES, Roland. A Câmara Clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BRASILIA CAPITAL. [Homens ao redor da Pedra Fundamental em Planaltina]. [S. l.]: [s. n.], [s. d.]. Disponível em: https://bsbcapital.com.br/exposicao-andancas-passado-presente-e-futuro-chega-a-planaltina. Acesso em: 14 maio 2025.
CRULS, Luís. Relatório da Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura, 1894.
DELEUZE, Gilles. A Imagem-Tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.
DELEUZE, Gilles. O Ato de Criação. In: Dois Regimes de Loucos. São Paulo: Ed. 34, 2016.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo, Editora 34, 2013.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 204-219, nov. 2012. DOI: 10.35699/2238-2046.15454.
FERECI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. São Paulo: Elefante, 2019.
FOTOGRAMA. Direção: Luis Henrique Leal; Caio Zatti. Recife: [s.n.], 2015. Filme (9 min). Disponível em: https://vimeo.com/145428750. Acesso em: 14 maio 2025.
GOMES, Paulo Bertran. História da Terra e do Homem no Planalto Central. Brasília: Solo Editores, 1994.
MARU, Ana Flávia Maximiano. Um arquivo às avessas: desaprender Goiânia em companhia multiespécie. 2025. 144 f. Dissertação (Mestrado em Projeto e Cidade) – Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2025.
MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Cruls: O cientista que demarcou Brasília. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.
OLIVEIRA, Lúcio Costa; PENNA, João Batista de Almeida. Brasília e a Missão Cruls. Brasília: IPHAN, 2008.
PENHA, Eli Alves. A Missão Cruls: 100 anos da primeira expedição à Brasília. Brasília: EDUnB, 1992.
POEIRA E BATOM NO PLANALTO CENTRAL. Direção: Tânia Mourão; Tânia Quaresma. Brasília: TV Senado, 2017. Filme (documentário). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9rxJUc8kbSk . Acesso em: 14 maio 2025.
PORTAL CERRATENSE. [Mulheres e um homem ao redor da Pedra Fundamental]. [S. l.]: [s. n.], [s. d.]. Disponível em: https://www.cerratense.com.br/. Acesso em: 15 maio 2025.
RAMOS, Gabriel Teixeira. Desobjetos e seus destinos: uma geocoleção onírica de paisagens de várzeas. In: Várzeas urbanas [livro eletrônico]: habitar paisagens de várzeas, volume 3. Ed. dos autores: Bauru 2025, pp. 7-22.
UNE MINUTE POUR UNE IMAGE. Concepção e direção: Agnès Varda. [S.l.]: Antenne 2, 1982. Série de TV.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Jatobá e publicaremos a correção num dos próximos números.













