Duas fotos, dois olhares

exercícios de escritas sobre fotografias

Autores

  • Ana Flávia Maximiano Maru Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, anaflaviamaru.arq@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-4495-3669
  • Gabriel Teixeira Ramos Universidade Federal de Goiás (UFG), Cidade de Goiás, Goiás, Brasil, gabrieltramos@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/revjat.v7.82666

Palavras-chave:

Fotografias, Olhares, exercícios, imaginação, insurgência

Resumo

Esta comunicação tem como objetivo geral pensar por imagens, a partir de dois olhares distintos. Para tal, observam-se os quadros de duas fotografias realizadas durante o séc. XX, no contexto do monumento da Pedra Fundamental de Planaltina (DF), que antecede a construção de Brasília. Isto ocorre por meio de investigações teóricas realizadas a partir da leitura de Didi-Huberman, Azoulay e Barthes e um exercício crítico realizado conjuntamente sobre as fotografias, inspirado na obra UNE MINUTE POUR UNE IMAGE (Direção: Agnès Varda, 1982), de Varda. Parte-se da ideia de que escrever sobre imagens é um ato de insurgência: é recusar o arquivo como algo fechado e neutro para então vê-lo como potências imaginativas, isto é, transformá-lo em ardência da memória por meio da imaginação. Na primeira fotografia, mulheres aparecem enfileiradas e olhando em direção ao único homem da imagem e que aponta para a Pedra Fundamental. Na segunda, homens engravatados e militares posam para o fotógrafo ao redor da Pedra Fundamental, em uma cena supostamente espontânea. Diante dessas imagens, o que delas nos toca? Ao escrever sobre imagens, os autores propõem um gesto poético e crítico sobre imagináveis silenciamentos e abre espaço para novas histórias e futuros possíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flávia Maximiano Maru, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, anaflaviamaru.arq@gmail.com

Ana Flávia Marú (1992) é artista visual e Arquiteta Urbanista. Nasceu na cidade de Itumbiara, sul do estado de Goiás. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Goiás (2011 - 2017), sua pesquisa investiga vestígios de destruição presentes nos arquivos da construção de Goiânia. Possui uma prática de escrita, coleta, repetição e ficcionalização como maneira de abrir caminho imaginativo para as histórias dos lugares. Trabalha com diversas linguagens como pintura, desenho, audiovisual, além da apropriação de arquivos e objetos existentes. Marú integrou a equipe premiada (Quadro Arquitetos) no Concurso para reforma do CAU-GO em 2015. Recebeu Menção Honrosa no concurso público de Escola Classe DF, CODHAB em 2018. Como artista visual e pesquisadora, participou das residências como Pivô Pesquisa (São Paulo, 2022). Com o trabalho em vídeo Vagalume participou da XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (São Paulo, 2019). Recebeu o Prêmio Estímulo no 2o Salão de Arte em Pequenos Formatos de Britânia (Britânia, 2020). Ministrou oficinas de desenho, aquarela, cianotipia e gravura em lugares como Jardim Secreto e Muquifu Cultural na cidade de Goiânia. Integra o grupo de pesquisa e prática História Natural de Goyaz.

Gabriel Teixeira Ramos, Universidade Federal de Goiás (UFG), Cidade de Goiás, Goiás, Brasil, gabrieltramos@gmail.com

Gabriel Teixeira Ramos (Vitória, 1988) é arquiteto urbanista, professor, pesquisador, escritor e realizador audiovisual. Doutor em Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo pelo IAU-USP, com mestrado em Urbanismo pela UFBA e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFES. Professor Adjunto do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás (UAECSA-UFG/Campus Goiás) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Projeto e Cidade (PPG-PC/FAV-UFG/Campus Samambaia), na Área de Concentração: História e Teoria da Arquitetura e da Cidade. É Vice-Líder do grupo de pesquisa Paisagem: Cultura e Imaginários da Terra (PACUI-Unesp) e membro dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudos das Espacialidades Contemporâneas (NEC-IAU-USP) e do Grupo de Estudos sobre Espaço, Corpo, Arte e Estética (GECAE-UnB). Foi coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Goiás (UAECSA-UFG/Campus Goiás, 2021-2023). Atualmente, desenvolve a pesquisa "Experimentações cartográficas em várzeas urbanas: expedições, coletas, fábulas" (2025-atual), tendo realizado o projeto de pesquisa e extensão "Cartografias dos deslocamentos urbanos contemporâneos" (2019-2022), que contou com a participação de dezenas de pesquisadores de distintos locais do país, resultando no site "mapasmovimentos.com". Desde 2024, é membro de corpo editorial e revisor da REVISTA DE ARQUITETURA E URBANISMO (RUA) e revisor da ÍMPETO. É autor dos livros de poesia "Animal faminto em dia de domingo" (2023) e "Longevo quando" (2012), realizador de diversos filmes que participaram de festivais, como "Memórias aquosas de uma biquinha reimaginada" (2025), "Esquadrinhado" (2022), "Navegares imprecisos" (2020) e "Desinvento: por uma aventura na cidade contemporânea" (2013). Tem interesse específico nas franjas da arquitetura e urbanismo com temas relacionados a linguagens, narrativas, modos de expressão e representação, além de relações do campo da arquitetura e urbanismo com as subjetividades, relações de poder, anti-racismo, reparação histórica, paisagens e ecologias críticas. Para conhecer trabalhos, pesquisas e publicações, acessar: gabrieltramos.com

Referências

AZOULAY, Ariella Aïsha. O que é uma fotografia? O que é fotografia? In: Philosophy of Photography. Volume 1 Number 1. doi: 10.1386/pop.1.1.9/. Tradução de Marina Feldhues. 2010.

BARTHES, Roland. A Câmara Clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BRASILIA CAPITAL. [Homens ao redor da Pedra Fundamental em Planaltina]. [S. l.]: [s. n.], [s. d.]. Disponível em: https://bsbcapital.com.br/exposicao-andancas-passado-presente-e-futuro-chega-a-planaltina. Acesso em: 14 maio 2025.

CRULS, Luís. Relatório da Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura, 1894.

DELEUZE, Gilles. A Imagem-Tempo. São Paulo: Brasiliense, 1990.

DELEUZE, Gilles. O Ato de Criação. In: Dois Regimes de Loucos. São Paulo: Ed. 34, 2016.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem: questão colocada aos fins de uma história da arte. São Paulo, Editora 34, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 204-219, nov. 2012. DOI: 10.35699/2238-2046.15454.

FERECI, Silvia. O ponto zero da revolução: trabalho doméstico, reprodução e luta feminista. São Paulo: Elefante, 2019.

FOTOGRAMA. Direção: Luis Henrique Leal; Caio Zatti. Recife: [s.n.], 2015. Filme (9 min). Disponível em: https://vimeo.com/145428750. Acesso em: 14 maio 2025.

GOMES, Paulo Bertran. História da Terra e do Homem no Planalto Central. Brasília: Solo Editores, 1994.

MARU, Ana Flávia Maximiano. Um arquivo às avessas: desaprender Goiânia em companhia multiespécie. 2025. 144 f. Dissertação (Mestrado em Projeto e Cidade) – Faculdade de Artes Visuais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2025.

MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Cruls: O cientista que demarcou Brasília. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.

OLIVEIRA, Lúcio Costa; PENNA, João Batista de Almeida. Brasília e a Missão Cruls. Brasília: IPHAN, 2008.

PENHA, Eli Alves. A Missão Cruls: 100 anos da primeira expedição à Brasília. Brasília: EDUnB, 1992.

POEIRA E BATOM NO PLANALTO CENTRAL. Direção: Tânia Mourão; Tânia Quaresma. Brasília: TV Senado, 2017. Filme (documentário). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9rxJUc8kbSk . Acesso em: 14 maio 2025.

PORTAL CERRATENSE. [Mulheres e um homem ao redor da Pedra Fundamental]. [S. l.]: [s. n.], [s. d.]. Disponível em: https://www.cerratense.com.br/. Acesso em: 15 maio 2025.

RAMOS, Gabriel Teixeira. Desobjetos e seus destinos: uma geocoleção onírica de paisagens de várzeas. In: Várzeas urbanas [livro eletrônico]: habitar paisagens de várzeas, volume 3. Ed. dos autores: Bauru 2025, pp. 7-22.

UNE MINUTE POUR UNE IMAGE. Concepção e direção: Agnès Varda. [S.l.]: Antenne 2, 1982. Série de TV.

CARD

Publicado

2025-11-25

Como Citar

MARU, Ana Flávia Maximiano; RAMOS, Gabriel Teixeira. Duas fotos, dois olhares: exercícios de escritas sobre fotografias. Revista Jatobá, Goiânia, v. 7, 2025. DOI: 10.5216/revjat.v7.82666. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revjat/article/view/82666. Acesso em: 28 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Territórios Insurgentes