Reestruturação urbana em antigos espaços industriais e os efeitos do mercado imobiliário residencial
estudo de caso no bairro Rebouças – Curitiba (PR), entre 2009 e 2024
DOI:
https://doi.org/10.5216/revjat.v7.81583Palavras-chave:
Reestruturação Urbana, Espaços Industriais, Área Central, Mercado Imobiliário Residencial, CuritibaResumo
A reestruturação dos espaços urbanos, especialmente em antigas regiões centrais desocupadas ou subutilizadas, é fundamental para liberar áreas bem localizadas para usos essenciais à cidade. No entanto, esse processo carece de efetividade em promover políticas urbanas que conciliem a preservação do patrimônio e garantam a habitação para grupos sociais de menor poder aquisitivo. Em seu lugar, prevalecem ações conjuntas entre os setores público e privado voltadas aos interesses do mercado imobiliário. Este artigo analisa as transformações ocorridas nas últimas décadas no bairro Rebouças, em Curitiba, com foco no impacto do setor imobiliário na reconfiguração dos perfis de ocupação urbana. A pesquisa adota uma abordagem exploratória, com base em levantamentos de campo, registros fotográficos, anúncios do mercado imobiliário, além de informações das Plantas Genéricas de Valores entre os anos de 2009 e 2024. Os resultados indicam um processo contínuo de valorização imobiliária no Rebouças, especialmente em áreas próximas aos Eixos Estruturais e à região central, acompanhado pela reconfiguração do uso do solo urbano. Áreas historicamente populares apresentam aumentos significativos nos valores venais, aproximando-se das faixas de preço de regiões mais valorizadas do bairro. Conclui-se que a falta de políticas habitacionais eficazes e de regulamentações direcionadas ao controle da valorização imobiliária no município contribuem para a exclusão de moradores de menor poder aquisitivo, reforçando desigualdades socioespaciais. O estudo destaca a importância de alinhar interesses públicos e privados em favor da preservação do patrimônio cultural, da promoção de habitação de interesse social e da garantia do direito à cidade para todos.
Downloads
Referências
BERTOL, Laura Esmanhoto. Terra e habitação – o problema e o falso problema: as políticas de obscurecimento do preço da terra na política habitacional em Curitiba. 2013. 160 p. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
BOLETIM CASA ROMÁRIO MARTINS. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, v. 26, n. 124, maio 2000. Rebouças: o bairro na história da cidade.
CAMARGO, Constança Lacerda. Dinâmicas de verticalização nos setores estruturais de Curitiba: produção e densidade urbana (1974-2022). 2022. 149 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. 6. ed. São Paulo: Ática, 2011.
CURITIBA. Diagnóstico Regional Matriz. Curitiba, 2021.
CURITIBA. Lei nº 15.511, de 10 de outubro de 2019. Dispõe sobre o zoneamento, uso e ocupação do solo e dá outras providências. Diário Oficial do Município, Curitiba, 10 out. 2019. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/plano-de-zoneamento-uso-e-ocupacao-do-solo-curitiba-pr. Acesso em: 2 jan. 2024.
FABRO, Maria Fernanda Willy. A dinâmica de reestruturação do espaço do bairro Rebouças - Curitiba/PR. 2012. 151 f. Monografia (Graduação) - Curso de Arquitetura e Urbanismo, Setor de Tecnologia, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
FERNANDES, Fernanda A.; FIRKOWSKI, Olga Lúcia Castreghini de Freitas. Verticalização e novos produtos imobiliários em Curitiba. In: FIRKOWSKI, Olga Lúcia Castreghini de Freitas; MOURA, Rosa (Org.). Curitiba: transformações na ordem urbana. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital; Observatório das Metrópoles, 2014. (Metrópoles: território, coesão social e governança democrática; Estudos comparativos). p. 278-305. Disponível em: https://transformacoes.observatoriodasmetropoles.net.br/livro/curitiba/. Acesso em: 15 jan. 2025.
GAZETA DO POVO. Moradores terão guia comercial no bairro. Curitiba, 15 ago. 2007. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/imoveis/moradores-terao-um-guia-comercial-do-bairro-alm2y4t9eks1lslpewmb4xqa6/. Acesso em: 23 jan. 2025.
GOTTDIENER, Mark. A produção social do espaço urbano. 2. ed. São Paulo: EDUSP, 1997.
INSTITUTO PARANAENSE DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DO MERCADO IMOBILIÁRIO E CONDOMINIAL (INPESPAR). Análise do Mercado de Locação em Curitiba. Curitiba, 2014.
INSTITUTO PARANAENSE DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DO MERCADO IMOBILIÁRIO E CONDOMINIAL (INPESPAR). Análise do Mercado de Locação em Curitiba. Curitiba, 2020.
INSTITUTO DE PROJETO E PLANEJAMENTO URBANO DE CURITIBA (IPPUC). Novo (velho) Rebouças: um novo olhar sobre a revitalização do espaço público. Revista Espaço Urbano, Curitiba, n. 4, abr. 2003.
KLINK, Jeroen; DE SOUZA, Marcos Barcellos. Financeirização: conceitos, experiências e a relevância para o campo do planejamento urbano brasileiro. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 19, n. 39, p. 379-406, 2017.
LIMA, Cristina de Araújo; NUNES DA SILVA, Madianita; TEXEIRA, Ana Gabriela. Incongruências entre moradia e mobilidade. Conjuntos de habitação popular e o sistema BRT em Curitiba. In: POLLET, A.; LUVISOTTI, L. (Ed.). Seminário Internacional de Investigación en Urbanismo, 2018, Córdoba. Anais eletrônicos... Córdoba: Editorial de la Facultad de Arquitectura, Urbanismo y Diseño de la Universidad Nacional de Córdoba, 2018. p. 253-275.
MARTINS, Fabiana Moro. Agentes, produtos e implicações da produção imobiliária de habitação multifamiliar em Curitiba, 2010-2018. 2020. 309 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
NUNES DA SILVA, Madianita. A dinâmica de produção dos espaços informais de moradia e o processo de metropolização em Curitiba. 2012. 259 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.
PADUA, Rafael Faleiro de. Desindustrialização e reestruturação do espaço em São Paulo. Mercator, Fortaleza, v. 7, n. 14, p. 41-48, fev. 2009. ISSN 1984-2201. Disponível em: http://www.mercator.ufc.br/mercator/article/view/35. Acesso em: 03 set. 2024.
PEREIRA, Paulo César Xavier. Valorização Imobiliária, Movimentos Sociais e Espoliação. Sinopses, São Paulo, v. 9, p. 205-232, jun. 1986.
PILOTTO, Angela Seixas. Área metropolitana de Curitiba: um estudo a partir do espaço intra-urbano. 2010. 200 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, 2010.
ROLNIK, Raquel. Guerra dos Lugares: a colonização da terra e da moradia na era das finanças. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2015. 456 p.
SANFELICI, Daniel. Financeirização e a produção do espaço urbano no Brasil: uma contribuição ao debate. Eure, v. 39 (118), p.27-46, 2013.
SANTOS, Maria da Graça Rodrigues dos; FREITAS-FIRKOWSKI, Olga Lúcia C. de. Metodologia de análise e ação nas intervenções urbanas no bairro Rebouças em Curitiba-PR. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 23, n. 89, p. 111-130, out. 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.14393/rcg238960210. Acesso em: 16 jan. 2024.
SANTOS, Maria da Graça Rodrigues dos. Patrimônio industrial e transformações urbanas no bairro Rebouças em Curitiba: um estudo em três escalas. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL, 18., 2019, Natal. Anais... Natal: ANPUR, 2019. Disponível em: http://anpur.org.br/xviiienanpur/anais/. Acesso em: 20 mar. 2020.
SOUZA, Marcelo Lopes de. Mudar a cidade: uma introdução crítica ao planejamento e à gestão urbanos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Jatobá e publicaremos a correção num dos próximos números.













