Desempenho Urbano-Logístico em Terminais de Carga Aérea

Avaliação Multicritério Aplicada ao SBGO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revjat.v7.81005

Palavras-chave:

Gestão Aeroportuária, Eficiência Operacional, Logística Aeroportuária, AHP, Indicadores de Priorização

Resumo

O presente estudo tem como objetivo estabelecer uma hierarquização dos indicadores de desempenho logístico-operacional aplicáveis à avaliação do nível de serviço em terminais de carga aérea, com base no estudo de caso do Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Santa Genoveva (SBGO), em Goiânia/GO. O trabalho estrutura-se em três frentes metodológicas complementares: (i) revisão sistemática da literatura nacional e internacional sobre avaliação de desempenho em terminais de carga, com ênfase em abordagens multicritério; (ii) levantamento empírico de campo junto à empresa operadora logística do terminal (PACLOG); e (iii) aplicação do método Analytic Hierarchy Process (AHP) para atribuição de pesos relativos a critérios e subcritérios previamente validados. Os resultados indicam que os critérios “Infraestrutura”, “Tempo”, “Localização” e “Custo” são os mais relevantes para a percepção de desempenho logístico-operacional, sendo a infraestrutura o critério com maior peso decisório. No nível dos subcritérios, destacam-se como prioritários o espaço físico e os dispositivos de segurança (infraestrutura), o tempo de permanência da carga (tempo) e as variáveis relacionadas à receita e às taxas aeroportuárias (custo). A análise final contempla o impacto global dos indicadores e sua ordenação por prioridade, sintetizada por meio de gráficos e tabelas hierárquicas. Do ponto de vista aplicado, os achados oferecem suporte técnico à formulação de políticas públicas, priorização de investimentos, revisão de processos operacionais e planejamento urbano-logístico nos entornos aeroportuários. O modelo proposto pode ser replicado em outros terminais brasileiros, contribuindo para uma abordagem mais integrada, quantitativa e orientada à decisão no setor de carga aérea. O estudo ainda preenche lacunas da literatura científica, ao incorporar elementos da eficiência urbana-logística no contexto da infraestrutura aeroportuária regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dário Pulquerio da Silva Neto, Universidade Federal de Goiás, Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil, darioneto@discente.ufg.br

Possui graduação em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal de Goiás(2023). Atualmente é Analista Desenvolvedor da SysMap Solutions. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software.

Michelle Carvalho Galvão da Silva Pinto Bandeira, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, michelle.galvao@ufg.br

Professora Adjunta da Universidade Federal de Goiás na área de Transporte Aéreo. Possui bacharelado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA), mestrado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, com foco em planejamento aeroportuário e doutorado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, com foco em segurança operacional na aviação civil - ambos pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Realizou Pós-Doc em medida de desempenho de terminais aeroportuários na mesma instituição. Serviu a Marinha do Brasil, como 1Tenente ENG-RM2 no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP) onde fez parte do Programa do Combustível Nuclear do Brasil. Foi gerente técnico da ANAC/BSB em infraestrutura de transporte aéreo e assessora técnica na diretoria. Prestou consultoria técnica em vários projetos (SAC, OACI, Anac, Petrobras, Fapeu, Abetar, Vunesp). É revisora de artigos e papers nacionais e internacionais de congressos, revistas e journals. É membro o Grupo de Pesquisa do Laboratório de Análise, Avaliação e Gerenciamento de Risco (LabRisco-USP). É coordenadora do Laboratório de Inteligência e Inovação em Transportes - LI2T/UFG. Participa de vários projetos institucionais e de extensão. Tem interesse nos temas: aviação tripulada e não-tripulada, projeto, planejamento e operações de infraestrutura aeroportuária, métodos e modelos de análise, avaliação e gerenciamento de risco sequenciais e probabilísticos, fatores acidentes aeronáuticos por safety ou security, análise de fatores ambientais, humanos e organizacionais em sistemas complexos.

Isabelle Yruska de Lucena Gomes Braga, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil, isabelle.yruska@academico.ufpb.br

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2015), com ênfase na área de Engenharia dos Transportes. Atualmente é professora de magistério superior da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Planejamento de Transportes; gerenciamento de sistemas de mobilidade urbana; aproveitamento de água em condomínios horizontais; modelagem hidrológica.

Izabelle Marie Trindade Bezerra da Costa Lima, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, Paraíba, Brasil, izabelle.marie@professor.ufcg.edu.br

Engenheira Civil formada na Universidade Federal de Campina Grande, Mestre em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Federal de Campina Grande, Doutora em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Campina Grande e Professora do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Campina Grande.

Viviane Adriano Falcão, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil, viviane.afalcao@ufpe.br

Sou professora adjunta e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Passei um ano como professora visitante na Coventry University, onde lecionei e fui líder das disciplinas Planejamento e Design de Aeroportos e Operações Aeroportuárias. Possuo graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (2007) e fui bolsista (BRAFITEC/CAPES) na Ecole Centrale de Lyon, França, nos anos de 2005 e 2006. Entre 2008 e 2011, trabalhei na ALSTOM Power, em Belfort/França, mais precisamente no Departamento de Engenharia Civil como Engenheira Civil responsável por Subcontratação e Planejamento. No início de 2011, iniciei meu Mestrado na área de Engenharia de Transporte Aéreo em uma das melhores faculdades de engenharia do país, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Após a conclusão do meu Mestrado, imediatamente iniciei meu doutorado em Engenharia de Transportes na Universidade Federal do Ceará em 2013, tendo concluído no início de 2016. Tenho experiência em Engenharia de Transportes, atuando nas seguintes áreas: Transporte Aéreo, aeroportos, economia de transporte e demanda.

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL (ANAC). Ministério da Infraestrutura. Dados e Estatísticas. 2018. Disponível em: http://www.anac.gov.br/assuntos/dados-e-estatisticas. Acesso em: 1 set. 2024.

BANDEIRA, M. C. G. S. P.; CORREIA, A. R.; WIRASINGHE, S. C. Degree of Importance of Airport Passenger Terminal Components and Their Attributes. In: AIR TRANSPORT RESEARCH SOCIETY - WORLD CONFERENCE, Berkeley - USA. Anais [...]. Berkeley: ATRS, p. 1-13, 2007.

BANDEIRA, M. C. G. S. P.; CORREIA, A. Analysis of the degree of importance of the airport passenger terminal components in São Paulo/Guarulhos International Airport. Journal of the Brazilian Air Transportation Research Society, v. 4, p. 25-34, 2008. Disponível em: .

BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (BNDES). Estudo do Setor Aéreo do Brasil. BNDES, 2010. Disponível em: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/empresa/pesquisa/chamada3/capitulo3.pdf. Acesso em: 25 set. 2021.

CHEN, C. H.; CHOU, S. Y. Framework for Air Cargo Terminal Design: Procedure and Case Study. Journal of Industrial Technology, v. 22, n. 1, 2006.

HAN, T. C.; CHOU, T. Y.; LIANG, G. S. A Demand Analysis of Cargo Terminal in Taiwan. International Journal of the Eastern Asia Society for Transportation Studies, v. 5, outubro, 2003.

INFRAERO. Aeroporto de Goiânia passa a ser Internacional. 2020. Disponível em: https://www4.infraero.gov.br/imprensa/noticias/aeroporto-de-goiania-passa-a-serinternacional-com-aprovacao-da-anac/. Acesso em: 31 ago. 2021.

MENDES, D. S.; CORREIA, A. R.; TOZI, L. A. Análise de alternativas para aumento da produtividade e qualidade operacional de terminais de cargas em aeroportos por meio de simulação computacional. Journal of Transport Literature, v. 6, n. 2, p. 124-143, abr. 2012. Disponível em: http://www.pesquisaemtransportes.net.br/relit/index.php/relit/article/view/jv6n2p6/pdf_100. Acesso em: 25 set. 2021.

MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA. Secretaria de Aviação Civil (MINFRA/SAC). Laboratório de Transportes e Logística. Plataforma Hórus - Módulo de Informações Gerenciais. Disponível em: https://horus.labtrans.ufsc.br/gerencial/?auth=s#CargaAerea/Mapa. Acesso em: 6 nov. 2024.

NASCIMENTO JÚNIOR, J. F. Avaliação do Nível de Serviço em Terminais de Cargas em Aeroportos Brasileiros: Estudo de caso do Aeroporto Internacional de Fortaleza. 2019. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Segurança de Aviação e Aeronavegabilidade Continuada) – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, 2019.

NOVA, L. A. C. B. da. Dimensionamento de terminal de carga aeroportuário com estudo de caso no aeroporto Tom Jobim. 2017. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.

PIRES JÚNIOR, C. A. P. Transporte internacional de carga aérea: modelagem e avaliação de melhorias no terminal de cargas em aeroportos através de modelagem computacional – um estudo de caso de Viracopos. 2012. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil-Aeronáutica) – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, São José dos Campos, 2012.

RODBUNDITH, S.; SIRIKULCHAYANON, C.; CHOWWIWATTANARAK, S. Classification Model for Air Cargo Terminals Using Principal Component Analysis and Hierarchical Clustering. Journal of Air Transport Management, v. 75, p. 18-27, 2019. DOI: 10.1016/j.jairtraman.2019.01.003.

RONZANI, G. M.; BANDEIRA, M. C. G. S. P.; CIARLINI, M. D.; MOSER, R. F. Técnicas para classificação e comparação do nível de serviço: Estudo de caso no embarque de três importantes aeroportos brasileiros. In: ANPET - CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTES, 24., 2010, Salvador. Anais [...]. Salvador: ANPET, 2010.

SAATY, T. L. A scaling method for priorities in hierarchical structures. Journal of Mathematical Psychology, v. 15, n. 3, p. 234-281, jun. 1977.

SAATY, T. L. The analytic hierarchy process. New York: McGraw-Hill, 1980.

SAATY, T. L. Método de análise hierárquica. São Paulo: McGraw Hill, 1991.

SILVA, A. Aeroportos e Desenvolvimento. Belo Horizonte: Vila Rica Ed. Reunidas, 1990.

SUWANWONG, S. Air Cargo Terminal Performance and Efficiency: A Study in Thailand. Journal of Transportation Research, v. 25, n. 4, p. 243-257, 2018. DOI: 10.1016/j.jtr.2018.02.012.

TOZI, L. A.; CORREIA, A. R.; MÜLLER, C.; MENDES, D. S. Verificação de fatores determinantes da decisão de clientes de terminais de carga aérea. In: SITRAER, VIII.; RIDITA, II., 2009, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: SITRAER, 2009. p. 701-716.

VAN OUDHEUSDEN, D. L. Design of an Automated Warehouse for Air Cargo: The case of the Thai Airways Cargo Terminal. Journal of Business Logistics, 1994.

card

Downloads

Publicado

2025-07-25

Como Citar

SILVA NETO, Dário Pulquerio da; BANDEIRA, Michelle Carvalho Galvão da Silva Pinto; BRAGA, Isabelle Yruska de Lucena Gomes; LIMA, Izabelle Marie Trindade Bezerra da Costa; FALCÃO, Viviane Adriano. Desempenho Urbano-Logístico em Terminais de Carga Aérea: Avaliação Multicritério Aplicada ao SBGO. Revista Jatobá, Goiânia, v. 7, 2025. DOI: 10.5216/revjat.v7.81005. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revjat/article/view/81005. Acesso em: 25 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos livres