Desempenho Urbano-Logístico em Terminais de Carga Aérea
Avaliação Multicritério Aplicada ao SBGO
DOI:
https://doi.org/10.5216/revjat.v7.81005Palavras-chave:
Gestão Aeroportuária, Eficiência Operacional, Logística Aeroportuária, AHP, Indicadores de PriorizaçãoResumo
O presente estudo tem como objetivo estabelecer uma hierarquização dos indicadores de desempenho logístico-operacional aplicáveis à avaliação do nível de serviço em terminais de carga aérea, com base no estudo de caso do Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional Santa Genoveva (SBGO), em Goiânia/GO. O trabalho estrutura-se em três frentes metodológicas complementares: (i) revisão sistemática da literatura nacional e internacional sobre avaliação de desempenho em terminais de carga, com ênfase em abordagens multicritério; (ii) levantamento empírico de campo junto à empresa operadora logística do terminal (PACLOG); e (iii) aplicação do método Analytic Hierarchy Process (AHP) para atribuição de pesos relativos a critérios e subcritérios previamente validados. Os resultados indicam que os critérios “Infraestrutura”, “Tempo”, “Localização” e “Custo” são os mais relevantes para a percepção de desempenho logístico-operacional, sendo a infraestrutura o critério com maior peso decisório. No nível dos subcritérios, destacam-se como prioritários o espaço físico e os dispositivos de segurança (infraestrutura), o tempo de permanência da carga (tempo) e as variáveis relacionadas à receita e às taxas aeroportuárias (custo). A análise final contempla o impacto global dos indicadores e sua ordenação por prioridade, sintetizada por meio de gráficos e tabelas hierárquicas. Do ponto de vista aplicado, os achados oferecem suporte técnico à formulação de políticas públicas, priorização de investimentos, revisão de processos operacionais e planejamento urbano-logístico nos entornos aeroportuários. O modelo proposto pode ser replicado em outros terminais brasileiros, contribuindo para uma abordagem mais integrada, quantitativa e orientada à decisão no setor de carga aérea. O estudo ainda preenche lacunas da literatura científica, ao incorporar elementos da eficiência urbana-logística no contexto da infraestrutura aeroportuária regional.
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