As Fôrmas Metálicas de João Filgueiras Lima, Lelé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revjat.v4.74841

Palavras-chave:

Pré-fabricação. Fôrmas. Argamassa Armada. Lelé.

Resumo

O artigo analisa as fôrmas metálicas utilizadas nas fábricas desenhadas pelo arquiteto João Filgueiras Lima para produção das peças pré-fabricadas em argamassa armada que caracterizaram boa parte de sua obra durante a década de oitenta, marcada também pelo desenvolvimento de programas de uso público e infraestrutura para urbanização de áreas de urbanização precária, tais como escolas, creches e elementos de macro-drenagem. Objetos de grande interesse tecnológico e de  "design" único, são usualmente pouco analisadas como parte fundamental da produção de Lelé, algo que aqui procuramos reavaliar. O estudo é parte de pesquisa realizada através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/UFBA, que tem viabilizado o tratamento dos arquivos digitais escaneados a partir de desenhos de grande dimensão, parte do acervo documental da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia e doados pelo arquiteto e Prof. José Fernando Marinho Minho.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Kopinski Ekerman, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil, sekerman@ufba.br

Possui graduação (2002), mestrado (2007) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo (2018) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com passagem como Visiting Scholar no Institute for Latin American Studies - ILAS - Columbia University (NY) entre Setembro e Dezembro de 2016. Professor Adjunto e membro do Núcleo de Tecnologia, Projeto e Planejamento da Faculdade de Arquitetura da UFBA, é também professor do Curso de Especialização em Assistência Técnica, Habitação e Direito à Cidade da UFBA (RAU+E) e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE). Desde fevereiro de 2020 é o Diretor da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Dentre as premiações recebidas, destacam-se: 14º Prêmio Arquiteto e Urbanista do ano da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), junto a arquiteta e urbanista Olivia de Oliveira, pelo projeto da nova sede do programa NEOJIBA no Parque do Queimado, em Salvador; Primeiro prêmio ex-aequo na premiação IAB-BA 2013, pelo projeto do Memorial do Holocausto em Salvador; menção honrosa no 10º Prêmio Jovens Arquitetos do IAB-SP, pelo projeto da Sede da Societadade Israelta da Bahia; menções honrosas no Prêmio Opera Prima - Concurso Nacional de Trabalhos Finais de Graduação, como estudante e como orientador e 3º colocado no Concurso para a nova biblioteca da Faculdade de Direito da USP promovido pelo IAB-SP. Projetos e artigos de sua autoria têm sido publicados em revistas especializadas e exibidos em exposições no Brasil e no exterior (Inglaterra, França, China, Alemanha, Italia, Coreia do Sul, Dinamarca e Suíça).Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos de arquitetura e desenho urbano, requalificação urbana, intervenções projetuais em edifícios e sítios preexistentes e arquitetura religiosa, além de pesquisas na área da tecnologia da construção e pré-fabricação.

José Fernando Marinho Minho, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil, jose.minho@ufba.br

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1979) e MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Atualmente é professor auxiliar, classe a, nível 1 da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação.

Ceila Rosana Cardoso, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil, ceila.cardoso@ufba.br

Pós-doutorado em Patrimônio e Projeto pela Universidade Tecnologia de Delft, na Seção Heritage & Architecture (2018-2019) e pelo Centro de Estudos em Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Porto (2018). Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia na área de Conservação e Restauração (2014). Possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo no campus São Carlos (2004) e graduação em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (2000). É Professora Adjunta de Arquitetura na Universidade Federal da Bahia, lecionando desde 2009 disciplinas de Ateliê de Projeto, Teoria e História da Arquitetura, Atividade Curricular em Comunidade e Sociedade e Trabalho Final de Graduação. É autora e proponente da ACCS - Pré-Fabricação em Arquitetura, oferecida de 2015 a 2017 pela FAUFBA. Coordena o grupo de pesquisa FABER - Laboratório de Arquitetura, Construção, Tecnologia e Patrimônio, alem de participar do LUGAR COMUM, do programa PPGAU-FAUFBA ao qual é pesquisadora associada. Possui produção acadêmica, atuação em pesquisa e extensão com ênfase em teoria, projeto e crítica de arquitetura. Atuou como coordenadora do Núcleo de Tecnologia, Projeto e Planejamento da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia. Atualmente Coordena Grupo e realiza pesquisas, ensino e extensão nas áreas de Reuso de edifícios industriais e modernos e Pré-fabricação em arquitetura, com estudos avançados sobre a obra do arquiteto João Filgueiras Lima, Lelé.

Gabriel Gomes da Costa, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil, gabrielsgcc@ufba.b

Técnico em Edificações formado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus Salvador (2014). Atualmente é discente no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (2015 -)

José Rogério Nascimento dos Santos Júnior, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil, josernsj@ufba.br

Possui graduação em Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal da Bahia (2018) e atualmente graduando pela Universidade Federal da Bahia, no curso de Arquitetura e Urbanismo. Atuou enquanto bolsista de Iniciação científica na pesquisa Guia de Arquitetura Moderna de Salvador, coordenada pelo Prof. Dr. Federico Calabrese (2019 - 2020).

Referências

EKERMAN, S. K. Tecnologia e Transformação: Pré-fabricação para reestruturação de bairros populares e assistência técnica à autoconstrução. [s.l.] Universidade Federal da Bahia, 2018.

FERRO, S. O Canteiro e o Desenho. São Paulo: Projeto Editores Associados, 1979.

FERRO, S. A História da Arquitetura Vista do Canteiro: Três aulas de Sergio Ferro. São Paulo: GFAU, 2010.

LIMA, J. F. Escola Transitória: modelo rural. Brasília: MEC/CEDATE, 1984.

CARD

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

EKERMAN, S. K.; MINHO, J. F. M.; CARDOSO, C. R.; COSTA, G. G. da; SANTOS JÚNIOR, J. R. N. dos. As Fôrmas Metálicas de João Filgueiras Lima, Lelé. Revista Jatobá, Goiânia, v. 4, 2022. DOI: 10.5216/revjat.v4.74841. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revjat/article/view/74841. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Lelé, 90 anos