João Filgueiras lima, Lelé

O conforto ambiental como o principal norteador do projeto de arquitetura.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/revjat.v4.74780

Palavras-chave:

João Figueiras Lima - Lelé, Conforto Ambiental, Hospitais da Rede Sarah Kubitschek

Resumo

Durante o processo de projeto existem diversas etapas que são consideradas pelo projetista para a idealização do projeto de arquitetura. Diante de um universo de possibilidades, o arquiteto deve escolher caminhos para a definição do seu conceito projetual e, assim, as diretrizes do partido arquitetônico. O arquiteto João Filguerias Lima, Lelé, é mundialmente conhecido por adotar o conforto ambiental, dentre outros parâmetros, como o grande norteador dos seus projetos. Lelé sempre buscou aumentar a adaptabilidade das edificações por meio da consideração total dos aspectos climáticos da região de implantação da edificação. Diante disso, este artigo tem por objetivo discutir a importância de adotar o conforto ambiental desde a concepção do projeto, demonstrando estes aspectos no discurso e na prática projetual através do trabalho de Lelé nos hospitais da Rede Sarah de Salvador e do Rio de Janeiro. Torna-se muito evidente o quanto a sua arquitetura responde de maneira assertiva aos aspectos ambientais, apresentando uma forma totalmente adaptada as questões ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marieli Lukiantchuki, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil, malukiantchuki2@uem.br

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Maringá (2006), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo - EESC/USP e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos da Universidade de São Paulo (IAU/USP). Realizou doutorado sanduíche no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), sob a supervisão do Prof. Dr. Fernando Marques da Silva. Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá (PR), do Departamento de Arquitetura e Urbanismo, e professora do Programa Associado de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do UEM/UEL. É lider do Grupo de pesquisa ProArq_Tec: Tecnologia e Conforto ambiental no projeto de arquitetura e Coordenadora do Laboratório de Conforto Ambiental e Ergonomia, nessa mesma instituição. Atua na área de Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia, pesquisando nos seguintes temas: Conforto térmico, ventilação natural, arquitetura hospitalar, arquitetura de João Filgueiras Lima, Lelé, ensaios experimentais no túnel de vento e na mesa d´água e simulações computacionais em CFD. Atualmente é Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEM.

Referências

ALUCCI, M. P.; CARNEIRO, C. M.; BARING, J. G. A. (1986). Implantação de conjuntos habitacionais: recomendações para adequação climática e acústica. São Paulo: IPT.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (2003). NBR 15220: Desempenho térmico de edificações. Rio de Janeiro, Brasil, set 2003.

BITTENCOURT, L. S.; CÂNDIDO, C. (2006). Introdução a ventilação natural. Maceió: EDUFAL.

CARAM, R. M. (2002). Estudo e Caracterização de fachadas transparentes para uso na arquitetura: Ênfase na eficiência energética. Tese (livre-docência). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Carlos, São Carlos, 2002.

CORBELLA, O.; YANNAS, S. (2003). Em busca de uma arquitetura sustentável para os trópicos – conforto ambiental. Rio de Janeiro: Revan.

COSTA, L. (1998). Arquitetura. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

DA PAZ, A. C. (1999). Lelé. In: Lima, João Filgueiras. CTRS - Centro de Tecnologia da Rede Sarah / João Filgueiras Lima (Lelé); depoimentos de Oscar Niemayer e Aloysio Campos da Paz Júnior. - Brasília: SarahLetras ; São Paulo: Fundação Bienal/ProEditores, 1999. 66p. : il.

GIVONI, B. (1994). Passive and Low Energy Cooling of Buildings. London: John Wiley & Sons Inc..

LAERTE, P. N. (2012). Adoção do partido na arquitetura. Salvador: Edufba, 2012.

LAWSON, B. (2011). Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos. Tradução Maria Beatriz de Medina, 2011.

LABAKI, L. C.; CARAM, R. M.; SICHIERI, E. P. (1999). Uso de policarbonatos em fachadas: isolamento e efeito estufa. In V Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído e II Encontro Latino – Americano de Conforto no Ambiente Construído. Anais... Fortaleza – CE.

LIMA, J. F. (2008). Entrevista realizada pela arquiteta Marieli Azoia Lukiantchuki com o arquiteto Lelé, no dia 18 de novembro de 2008, Salvador – BA.

LIMA, J. F. (2011). Entrevista realizada pela arquiteta Marieli Azoia Lukiantchuki com o arquiteto Lelé, no dia 25 de novembro de 2011, Salvador – BA.

LIMA, J. F. (2010). Filgueiras. Entrevista realizada pela arquiteta Marieli Azoia Lukiantchuki com o arquiteto Lelé, no dia 16 de março de 2010, Salvador – BA

LIMA, J. F. (2004). João Filgueiras Lima. Entrevistadora: Cynara Menezes, Salvador (Bahia) apud MENEZES, C. (2004). O que é ser arquiteto: memórias profissionais de Lelé (João Filgueiras Lima); em depoimento a Cynara Menezes. Rio de Janeiro: Record.

LUKIANTCHUKI, M. A. (2010). A evolução das estratégias de conforto térmico e ventilação natural na obra de João Filgueiras Lima, Lelé: Hospitais Sarah de Salvador e do Rio de Janeiro. Dissertação (mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. São Carlos, 2010

LUKIANTCHUKI, M. A.; CARAM, R. M.; LABAKI, L. C. (2011). A arquitetura bioclimática e a obra de João Filgueiras Lima, Lelé. In: KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; MOREIRA, D. C.; PETROCHE, J. R. D.; FABRÍCIO, M. M. O processo de projeto em arquitetura: da teoria à tecnologia. São Paulo: oficina de textos, 2011.

MINHO, 2011. Entrevista realizada por Marieli Lukiantchuki com o arquiteto José Fernando Minho, no dia 24 de novembro de 2011, em Salvador – BA, 2011.

PINHEIRO, H. (2009). Entrevista realizada pela arquiteta Marieli Azoia Lukiantchuki com o arquiteto Haroldo Pinheiro, no dia 25 de junho de 2009, Brasília – DF.

RAULINO, G. (2009). Entrevista realizada pela arquiteta Marieli Azoia Lukiantchuki com o engenheiro mecânico George Raulino, no dia 23 de Junho de 2009, Brasília – DF.

SECCO, B. (2009). Entrevista realizada pela arquiteta Marieli Azoia Lukiantchuki com a arquiteta paisagista Beatriz Secco, no dia 22 de janeiro de 2009 (via email).

CARD

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

LUKIANTCHUKI, M. João Filgueiras lima, Lelé: O conforto ambiental como o principal norteador do projeto de arquitetura. . Revista Jatobá, Goiânia, v. 4, 2022. DOI: 10.5216/revjat.v4.74780. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revjat/article/view/74780. Acesso em: 12 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Lelé, 90 anos