João Filgueiras lima, Lelé
O conforto ambiental como o principal norteador do projeto de arquitetura.
DOI:
https://doi.org/10.5216/revjat.v4.74780Palavras-chave:
João Figueiras Lima - Lelé, Conforto Ambiental, Hospitais da Rede Sarah KubitschekResumo
Durante o processo de projeto existem diversas etapas que são consideradas pelo projetista para a idealização do projeto de arquitetura. Diante de um universo de possibilidades, o arquiteto deve escolher caminhos para a definição do seu conceito projetual e, assim, as diretrizes do partido arquitetônico. O arquiteto João Filguerias Lima, Lelé, é mundialmente conhecido por adotar o conforto ambiental, dentre outros parâmetros, como o grande norteador dos seus projetos. Lelé sempre buscou aumentar a adaptabilidade das edificações por meio da consideração total dos aspectos climáticos da região de implantação da edificação. Diante disso, este artigo tem por objetivo discutir a importância de adotar o conforto ambiental desde a concepção do projeto, demonstrando estes aspectos no discurso e na prática projetual através do trabalho de Lelé nos hospitais da Rede Sarah de Salvador e do Rio de Janeiro. Torna-se muito evidente o quanto a sua arquitetura responde de maneira assertiva aos aspectos ambientais, apresentando uma forma totalmente adaptada as questões ambientais.
Downloads
Referências
ALUCCI, M. P.; CARNEIRO, C. M.; BARING, J. G. A. (1986). Implantação de conjuntos habitacionais: recomendações para adequação climática e acústica. São Paulo: IPT.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (2003). NBR 15220: Desempenho térmico de edificações. Rio de Janeiro, Brasil, set 2003.
BITTENCOURT, L. S.; CÂNDIDO, C. (2006). Introdução a ventilação natural. Maceió: EDUFAL.
CARAM, R. M. (2002). Estudo e Caracterização de fachadas transparentes para uso na arquitetura: Ênfase na eficiência energética. Tese (livre-docência). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Carlos, São Carlos, 2002.
CORBELLA, O.; YANNAS, S. (2003). Em busca de uma arquitetura sustentável para os trópicos – conforto ambiental. Rio de Janeiro: Revan.
COSTA, L. (1998). Arquitetura. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.
DA PAZ, A. C. (1999). Lelé. In: Lima, João Filgueiras. CTRS - Centro de Tecnologia da Rede Sarah / João Filgueiras Lima (Lelé); depoimentos de Oscar Niemayer e Aloysio Campos da Paz Júnior. - Brasília: SarahLetras ; São Paulo: Fundação Bienal/ProEditores, 1999. 66p. : il.
GIVONI, B. (1994). Passive and Low Energy Cooling of Buildings. London: John Wiley & Sons Inc..
LAERTE, P. N. (2012). Adoção do partido na arquitetura. Salvador: Edufba, 2012.
LAWSON, B. (2011). Como arquitetos e designers pensam. São Paulo: Oficina de Textos. Tradução Maria Beatriz de Medina, 2011.
LABAKI, L. C.; CARAM, R. M.; SICHIERI, E. P. (1999). Uso de policarbonatos em fachadas: isolamento e efeito estufa. In V Encontro Nacional de Conforto no Ambiente Construído e II Encontro Latino – Americano de Conforto no Ambiente Construído. Anais... Fortaleza – CE.
LIMA, J. F. (2008). Entrevista realizada pela arquiteta Marieli Azoia Lukiantchuki com o arquiteto Lelé, no dia 18 de novembro de 2008, Salvador – BA.
LIMA, J. F. (2011). Entrevista realizada pela arquiteta Marieli Azoia Lukiantchuki com o arquiteto Lelé, no dia 25 de novembro de 2011, Salvador – BA.
LIMA, J. F. (2010). Filgueiras. Entrevista realizada pela arquiteta Marieli Azoia Lukiantchuki com o arquiteto Lelé, no dia 16 de março de 2010, Salvador – BA
LIMA, J. F. (2004). João Filgueiras Lima. Entrevistadora: Cynara Menezes, Salvador (Bahia) apud MENEZES, C. (2004). O que é ser arquiteto: memórias profissionais de Lelé (João Filgueiras Lima); em depoimento a Cynara Menezes. Rio de Janeiro: Record.
LUKIANTCHUKI, M. A. (2010). A evolução das estratégias de conforto térmico e ventilação natural na obra de João Filgueiras Lima, Lelé: Hospitais Sarah de Salvador e do Rio de Janeiro. Dissertação (mestrado). Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. São Carlos, 2010
LUKIANTCHUKI, M. A.; CARAM, R. M.; LABAKI, L. C. (2011). A arquitetura bioclimática e a obra de João Filgueiras Lima, Lelé. In: KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; MOREIRA, D. C.; PETROCHE, J. R. D.; FABRÍCIO, M. M. O processo de projeto em arquitetura: da teoria à tecnologia. São Paulo: oficina de textos, 2011.
MINHO, 2011. Entrevista realizada por Marieli Lukiantchuki com o arquiteto José Fernando Minho, no dia 24 de novembro de 2011, em Salvador – BA, 2011.
PINHEIRO, H. (2009). Entrevista realizada pela arquiteta Marieli Azoia Lukiantchuki com o arquiteto Haroldo Pinheiro, no dia 25 de junho de 2009, Brasília – DF.
RAULINO, G. (2009). Entrevista realizada pela arquiteta Marieli Azoia Lukiantchuki com o engenheiro mecânico George Raulino, no dia 23 de Junho de 2009, Brasília – DF.
SECCO, B. (2009). Entrevista realizada pela arquiteta Marieli Azoia Lukiantchuki com a arquiteta paisagista Beatriz Secco, no dia 22 de janeiro de 2009 (via email).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Jatobá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
4. Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a revista Jatobá e publicaremos a correção num dos próximos números.