Mulheres que habitam a arquitetura moderna de Belém
os silêncios entre o vivido e o documentado
DOI:
https://doi.org/10.54686/revjat.v3i.72064Palavras-chave:
Belém, Arquitetura Moderna, Mulheres, Historiografia, DocumentaçãoResumo
A subjetividade do fazer historiográfico é o ponto de partida para direcionar este trabalho às inquietações acerca da ausência da mulher na construção da narrativa historiográfica da arquitetura moderna, mais especificamente explorada a partir da relação existencial e histórica que a mulher tem com o espaço privado, a casa. Assim, a partir dos projetos arquitetônicos residenciais de autoria de Camillo Porto de Oliveira, engenheiro e arquiteto que foi referência na produção de edifícios de linguagem moderna na cidade de Belém, desenvolveu-se uma análise documental que atestasse a presença de mulheres como encomendantes ou habitantes. Para isso, foram selecionadas três residências modernas em Belém, de modo a destacar as vivências daqueles espaços e os aspectos que se estendem para além da materialidade arquitetônica.
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