ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO RELACIONADO à EXPANSÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE GOIÂNIA POR MEIO DE CLASSIFICAÇÃO SEGMENTADA DE MÁXIMA VEROSSIMILHANÇA
DOI:
https://doi.org/10.54686/revjat.v3i.71352Palavras-chave:
Transporte e uso do solo, Aeroporto, Máxima VerossimilhançaResumo
O crescimento da população é um dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento de modos de transportes mais eficientes. Ao longo das décadas, vários autores tentaram desenvolver conceitos explicativos sobre este fato. O aumento da demanda pode ser diferente em função do investimento no modo de transporte, da mesma forma que o transporte pode alterar o uso do solo e, este por sua vez pode influenciar o transporte. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar as alterações ocorridas pela ampliação e a mudança do terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Goiânia - Santa Genoveva (SBGO) geraram no uso do solo local. No desenvolvimento do trabalho foi usado um método indireto, por meio de Sistema de Informação Geográfica (SIG), denominado de técnica de Classificação Segmentada de Máxima Verossimilhança (MAXVER), que resulta em mapas temáticos para tal análise. Os resultados mostraram-se eficientes na análise qualitativa e foi possível constatar o aumento de áreas comerciais, industriais e também de áreas verdes.
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