A identificação e documentação das escolas padrão Art Déco no Rio Grande do Sul

Autores

  • Lisiê Kremer Cabral Universidade Federal de Pelotas - PROGRAU
  • Ana Lúcia Costa de Oliveira PROGRAU - UFPEL
  • José Henrique Carlucio Cordeiro

DOI:

https://doi.org/10.54686/revjat.v2i.65651

Palavras-chave:

Arquitetura Art Déco. Escolas padrão. Patrimônio escolar. Preservação.

Resumo

As atividades escolares no Brasil, em seu princípio, eram exercidas em residências particulares ou instituições religiosas e, portanto, usufruíam de pouca infraestrutura. Com o decorrer dos anos e a valorização da educação pelo Estado, especialmente entre o final do século XIX até a década de 1920, começaram a ser construídos edifícios específicos para esta função. A partir de 1920, houve uma reestruturação do sistema escolar, buscando ampliar o acesso à educação. A partir dessas novas diretrizes, foram propostas melhorias nos programas e no ambiente escolar. O racionalismo das construções permitiu agilidade e economia nas obras, fazendo com que fossem propostas novas concepções para as escolas. Nesse interim o governo do Rio Grande do Sul criou um projeto padrão, a ser disseminado em diferentes localidades, com adaptações de acordo com o número de usuários.  Com o objetivo de apresentar as instituições escolares Art Déco de projeto padrão no Rio Grande do Sul, este artigo contextualiza o cenário político-social em que essas construções foram idealizadas, junto à compilação de dados encontrados através de levantamentos e buscas em arquivo históricos, analisando de maneira mais aprofundada o material de duas escolas estaduais pertencentes a esse programa - Escola Cruzeiro do Sul, em São Lourenço do Sul/RS; Instituto Estadual de Educação Assis Brasil, em Pelotas/RS.

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Publicado

2020-11-18

Como Citar

CABRAL, L. K.; COSTA DE OLIVEIRA, A. L.; CARLUCIO CORDEIRO, J. H. A identificação e documentação das escolas padrão Art Déco no Rio Grande do Sul. Revista Jatobá, Goiânia, v. 2, 2020. DOI: 10.54686/revjat.v2i.65651. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revjat/article/view/65651. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê