Uso da Teoria dos Pólos de Crescimento e Pólos de Desenvolvimento para a elaboração de rede de transporte multimodal de cargas para a região Amazônica (D.O.I. 10.5216/reec.V9i1.29299)

Autores

  • Cristiano Farias Almeida Universidade Federal de Goiás
  • Yaeko Yamashita

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v9i1.29299

Resumo

RESUMO: A relação entre transporte e desenvolvimento econômico é estudada há anos. No Brasil, especialmente na Região Amazônica, tal enfoque teve iniciou na década de 70 com elaboração de alguns planos e projetos direcionados ao crescimento econômico regional. No entanto, devido alguns fatores, tais como a incompatibilidade entre os modelos propostos de planejamento de transporte e planejamento territorial, os resultados esperados não foram alcançados. Visto que os tomadores de decisões focaram na ocupação territorial e não em modelos de planejamento que explorassem os recursos naturais disponíveis. Sob tal ponto de vista, esse artigo tem como objetivo propor uma rede de transporte multimodal de cargas que proporcione o deslocamento eficiente de produtos. Considerou-se no cenário de pesquisa o uso de recursos naturais disponíveis na área de estudo. A rede proposta permite estimular o crescimento e desenvolvimento econômico regional e foi baseada na Teoria dos Pólos de Crescimento e Pólos de Desenvolvimento e na Teoria dos Grafos, os quais são comumente usadas em estudos de redes de transporte. ABSTRACT: The relationship between transport and economic development has been studied for years. In Brazil such matter began being studied in the 70’s, when several plans and projects for economic development were created. However, due to factors like the incompatibility between the proposed models of transportation planning and territorial planning, the expected results were never achieved. Since the decision makers focused on territorial occupation and do not concerning with transportation planning models that explore the natural resources available. In that view, this paper sets out to devise a multimodal cargo transportation network that enables goods to be efficiently conveyed within a region. The network should be developed using the natural resources available in the area. The proposed network aims at stimulating regional economic growth and development based on the Growth and Development Poles Theory and Graph Theory, which are both commonly used in network transportation studies.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Farias Almeida, Universidade Federal de Goiás

Professor da Escola de Engenharia Civil, coordenador do Núcleo de Pesquisa em Transportes (NPT-UFG).

Downloads

Publicado

2014-09-12

Como Citar

ALMEIDA, C. F.; YAMASHITA, Y. Uso da Teoria dos Pólos de Crescimento e Pólos de Desenvolvimento para a elaboração de rede de transporte multimodal de cargas para a região Amazônica (D.O.I. 10.5216/reec.V9i1.29299). REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 9, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/reec.v9i1.29299. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/29299. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Transportes