Ensaios de migração de cloretos em estado estacionário para avaliação de sistemas de proteção de superfície (DOI: 10.5216/reec.v8i2.27155)
DOI:
https://doi.org/10.5216/reec.v8i2.27155Abstract
RESUMO: O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil, seja para levantar edifícios, seja para erguer obras de arte. Muito do sucesso dessa combinação justifica-se pelo fato de as armações utilizadas para reforço não demandarem, em tese, tratamentos contra corrosão, devido à elevada alcalinidade do concreto. Na prática, quando há vulnerabilidades no sistema (falhas na execução, exposição a ambientes marinhos), as estruturas podem apresentar problemas. Sob a ação do tempo e do uso, são necessárias manutenções e proteções para manter o estado de conservação do concreto armado. Existem disponíveis no mercado diversos produtos de proteção de superfície para concreto, enquadrados em três categorias: hidrofugantes de superfície, formadores de película e bloqueadores de poros. Este artigo analisou a eficiência desses produtos, comparando o coeficiente de difusão de cloretos obtido através de ensaio de migração destes no estado estacionário, baseado na primeira Lei de Fick. Os ensaios apresentaram que todos os produtos analisados têm capacidade de reduzir o coeficiente de difusão. Os melhores resultados foram obtidos com o uso de formadores de película a base de poliuretano alifático e pelos sistemas duplos de proteção (combinação de hidrofugantes de superfície e formadores de película com base acrílica).Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-05-29
How to Cite
MEDEIROS, M. H. F. de; REAL, L. V.; RICHTER, K.; SOUZA, W.; KLEIN, N. S. Ensaios de migração de cloretos em estado estacionário para avaliação de sistemas de proteção de superfície (DOI: 10.5216/reec.v8i2.27155). REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 8, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/reec.v8i2.27155. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/27155. Acesso em: 20 dec. 2024.
Issue
Section
Construção Civil
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.