ANÁLISE DA MATRIZ DE VALORES FIXOS PARA CLASSIFICAÇÃO DA CONDIÇÃO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS URBANOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/reec.v18i2.69402Palavras-chave:
Índice de condição, Avaliação objetiva, Sistema de Gerência de pavimentos, Defeitos, Matriz de valores fixosResumo
RESUMO: A destinação de recursos para a manutenção da malha viária nacional mostra-se desproporcional à quantidade de veículos colocados diariamente nas vias, o que resulta em pavimentos em péssimas condições. Assim, faz-se necessária a adoção de Sistemas de Gerência de Pavimentos Urbanos compostos por métodos de avaliação práticos para a obtenção das condições das vias. Este trabalho tem como objetivo analisar o emprego do método das Matrizes de Valores Fixos comparando-o com outros métodos objetivo e subjetivo na avaliação da condição de pavimentos flexíveis urbanos. Para isso, foi utilizado um banco de dados de avaliações subjetivas e objetivas executadas nos anos de 2017 e 2018 na malha viária de um campus universitário. Para verificar a aplicabilidade do índice foram realizadas análises gráficas e testes de correlação entre os resultados obtidos por meio das Matrizes de Valores Fixos, do Valor de Serventia Atual e do Pavement Condition Index. A partir das primeiras comparações foi verificado que a matriz é um método menos rigoroso que os demais. Nos testes de correlação, os altos índices obtidos indicaram uma mesma tendência entre os métodos, além de que há coerência nos índices obtidos pela matriz. Concluiu-se que o método da Matriz de Valores Fixos pode ser utilizado na avaliação das condições de pavimentos flexíveis urbanos, tendo em vista sua praticidade de aplicação e obtenção de resultados coerentes e satisfatórios.
ABSTRACT: The allocation of resources for the maintenance of the national road network is disproportionate to the number of vehicles placed on the roads daily, which results in pavements in poor condition. Thus, it is necessary to adopt Urban Pavement Management Systems composed of practical assessment methods to obtain road conditions. This study aims to analyze the use of the Fixed Values Matrices method comparing it with other objective and subjective methods in in evaluating the condition of urban flexible pavements. For this, a database of subjective and objective assessments carried out in 2017 and 2018 on the road networks of a university campus was used. To verify the applicability of the index, graphical analyzes and correlation tests were performed between the results obtained through the Fixed Value Matrices, the Present Serviceability Rating, and the Pavement Condition Index. From the first comparisons, it was verified that the matrix is a less rigorous method than the others. In the correlation tests, the high indices obtained indicated the same trend between the methods, in addition to the consistency of the indices obtained by the matrix. It was concluded that the Fixed Values Matrix method can be used to evaluate the conditions of urban flexible pavements, given its practicality of application and obtaining coherent and satisfactory results.
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