Ensaios de migração de cloretos em estado estacionário para avaliação de sistemas de proteção de superfície (DOI: 10.5216/reec.v8i2.27155)

Autores

  • Marcelo Henrique Faria de Medeiros
  • Lígia Vitoria Real Universidade Federal do Paraná
  • Karoline Richter
  • Washington Souza
  • Nayara Soares Klein

DOI:

https://doi.org/10.5216/reec.v8i2.27155

Resumo

RESUMO: O concreto é um dos materiais mais utilizados na construção civil, seja para levantar edifícios, seja para erguer obras de arte. Muito do sucesso dessa combinação justifica-se pelo fato de as armações utilizadas para reforço não demandarem, em tese, tratamentos contra corrosão, devido à elevada alcalinidade do concreto. Na prática, quando há vulnerabilidades no sistema (falhas na execução, exposição a ambientes marinhos), as estruturas podem apresentar problemas. Sob a ação do tempo e do uso, são necessárias manutenções e proteções para manter o estado de conservação do concreto armado. Existem disponíveis no mercado diversos produtos de proteção de superfície para concreto, enquadrados em três categorias: hidrofugantes de superfície, formadores de película e bloqueadores de poros. Este artigo analisou a eficiência desses produtos, comparando o coeficiente de difusão de cloretos obtido através de ensaio de migração destes no estado estacionário, baseado na primeira Lei de Fick. Os ensaios apresentaram que todos os produtos analisados têm capacidade de reduzir o coeficiente de difusão. Os melhores resultados foram obtidos com o uso de formadores de película a base de poliuretano alifático e pelos sistemas duplos de proteção (combinação de hidrofugantes de superfície e formadores de película com base acrílica).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lígia Vitoria Real, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (2012) e especialização em Tecnologia da Pré-fabricação pelo Instituto IDD (2012). É acadêmica no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Construção Civil (PPGECC) da Universidade Federal do Paraná, na área de concentração de Materiais e Estruturas, sendo durabilidade do concreto sua linha de pesquisa (2013). Nos anos de 2011 e 2012 participou do Projeto de Extensão na área de Concreto e Estruturas na Universidade Federal do Paraná a fim de concorrer nos Concursos Estudantis de Concreto de Alta Resistência promovidos pelo IBRACON, conquistando segundo e primeiro lugar, respectivamente, no Concurso ECO-CC.

Downloads

Publicado

2014-05-29

Como Citar

MEDEIROS, M. H. F. de; REAL, L. V.; RICHTER, K.; SOUZA, W.; KLEIN, N. S. Ensaios de migração de cloretos em estado estacionário para avaliação de sistemas de proteção de superfície (DOI: 10.5216/reec.v8i2.27155). REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil, Goiânia, v. 8, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/reec.v8i2.27155. Disponível em: https://revistas.ufg.br/reec/article/view/27155. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Construção Civil