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Aprendizado adquirido durante meus cinco anos de estudo na UFG e na Terra Indígena Xerente

5 nã wahum nã ro ĩt kawaihkuze wanĩm romkmãdkâ wa kãtô ktâwankõ nĩm romkmãdkâ wa rowahtuzem wa

Autores

  • Geovane Simnãkrã Pereira Xerente Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/racs.v8.72305

Palavras-chave:

estágios, educação escolar indígena, povo Akwẽ

Resumo

Neste artigo, faço um relato dos cinco estágios que realizei como parte da minha formação em Educação Intercultural no Núcleo Takinahakỹ de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Goiás. Os cinco temas que trabalhei foram de acordo com a situação do meu povo Akwẽ, e para isso peguei algum tema contextual para trabalhar na sala de aula e no campo, trabalhei os temas: no primeiro estágio o tema “Roça tradicional”, no segundo estágio o tema “A importância de água para o povo Akwẽ”, no terceiro, “Remédio tradicional do povo Akwẽ”, no quarto estágio o tema “Cofos siknõ”, e no último e quinto estágio o tema “Patrimônio cultural material e imaterial”. Todos os meus cinco estágios foram realizados na Escola Estadual Indígena Kâwahâzase. Para mim e para os alunos todos os estágios foram uma grande aprendizagem tanto na sala de aula quanto no campo.

Kãnmẽ Wazatô isiwasku ro ĩt kawaihku 5 nã estágio aimõ ĩtkrẽkta aimõ rowahtuzem wa kãtô rowi akbunĩ mba, aimõ Hêsuka zanãmrkwai aikte nõri me kãtô Akwẽ tâkãhã dazakrui wamhã nõrai mẽ, ponkwanẽ wahu matriz básica nã ĩwamtrẽ are mrẽpranẽ wahu, matriz específica nã ĩwamtrê, aimõ isimã itkmẽ nmĩstu to Ciências da Cultura wanĩm romkmãdkâ wa kãtô sromã nĩm romkmâdkâ wa ro ĩt kawaihku da are dure ĩt samãr waihku mnõ pibuma, tahã 5 estágios na ĩwamtrê tô kbure wat takãhã rowahtuze si Kâwahâzase wa ĩt kmã kraĩnĩsut dazakrui si Kâwahâzase (Recanto da Água Fria) wa. Smĩsi estágio ĩt kmãnã wi watô ĩpahi aimõ dawaikwa ĩt wasku pibuma Hêsuka zanãmr kwa ĩwanâhã nõrai ma siwakru ĩt kawasku zô, watô kbâ ĩpkẽ wa isisdanâr aimõ ĩt kmã kahõs psê mnõzô, to tasiwa adu rowahtu na inipi kõnmẽ, are Wazatô krĩnĩnãr ĩsimẽmhã ĩt sdanãr mãri ĩt waihku psê kõwa, are ĩnĩm rowahtukwai nõri Wazatô dure nẽsi sdanã, tô WhatsApp wam zemã, are dure sábado nãhã Rowahtukwa te dakrẽktõwa rowahtuze si UFG krikahâzawre – Goiânia wam hã wazatô nẽsi dure ĩnẽ rowahtukwa tê rowahturê ĩnt wapar pibumã, are wawanãhã Hêsuka zanãmr kwai nõri sipi tê wasku waza dure nẽsi wapa, kmãdâk, are tane hawi watô waihkupês ĩt kmãkahõs pês.

 

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Biografia do Autor

Geovane Simnãkrã Pereira Xerente, Universidade Federal de Goiás (UFG). Goiânia, Goiás, Brasil

Geovane está concluindo o curso de Educação Intercultural com habilitação em Ciências da Natureza.

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Publicado

2025-02-25

Versões

Como Citar

XERENTE, G. S. P. Aprendizado adquirido durante meus cinco anos de estudo na UFG e na Terra Indígena Xerente: 5 nã wahum nã ro ĩt kawaihkuze wanĩm romkmãdkâ wa kãtô ktâwankõ nĩm romkmãdkâ wa rowahtuzem wa. Articulando e Construindo Saberes, Goiânia, v. 8, n. 1, p. e72305, 2025. DOI: 10.5216/racs.v8.72305. Disponível em: https://revistas.ufg.br/racs/article/view/72305. Acesso em: 8 abr. 2025.