Educação para manejo do mundo
DOI:
https://doi.org/10.5216/racs.v4i0.59074Palavras-chave:
Educação, Educação escolar, Educação indígena e manejo do mundoResumo
Este artigo trata da ideia de “educação para manejo do mundo” que foi o tema de minha pesquisa doutoral publicada em 2011. A ideia central é a educação indígena Baniwa como processo formativo e transformativo, cujo propósito é o manejo do mundo no sentido de compreendê-lo para respeitá-lo e dele garantir o equilíbrio da vida e da existência humana e da natureza. Conhecimento para o manejo do mundo e da natureza possibilita a construção permanente de uma vida e existência humana desejável e sustentável, baseada no princípio filosófico indígena de bem viver da natureza e com a natureza, contrapondo-se à ideia globalizada do conhecimento para exploração, destruição e dominação da natureza e da vida. De acordo com o pensamento indígena de manejo e domesticação permanente da vida e do mundo, o poder não está nas mãos das sociedades humanas, mas na composição da natureza, ao contrário do pensamento ocidental globalizado, em que o poder político, histórico e civilizatório está nas mãos das sociedades humanas.
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