LAS CRÍTICAS DE ARISTÓTELES A PLATÓN EN METAFÍSICA I, 9
DOI :
https://doi.org/10.5216/phi.v15i1.8545Mots-clés :
Aristóteles, crítica a Platão, Metafísica I, 9, historiografia.Résumé
O recurso à exposição crítica das doutrinas anteriores é um procedimento metodológico usual em Aristóteles. Mas a característica distintiva do Livro I da Metafísica é que, ao invés de estabelecer uma nova doutrina, o exame dos predecessores serve para confirmar os próprios conceitos aristotélicos, os quais ele usa para avaliar os êxitos e os erros das doutrinas analisadas. Essa imposição de conceitos próprios lhe valeu a acusação de ter uma compreensão histórica distorcida. Com a análise detalhada das críticas da teoria platônica das Idéias na Metafísica I, 9, pretendemos mostrar: a) que as críticas de manipulação e distorção das opiniões dos seus antecessores ofuscam o grau em que as suas próprias posições emergem de uma análise crítica do pensamento anterior; e b) que a imposição de conceitos próprios não é uma distorção, mas uma proposta de solução para os problemas que as teorias anteriores deixaram sem solução.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).