A filosofia da técnica de Vittorio Hösle amplificada pela psicologia do flow de Mihaly Csikszentmihalyi

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/phi.v29i1.78434

Mots-clés :

Csikszentmihalyi; flow; Hösle; psicologia ambiental; filosofia da técnica.

Résumé

Apresentamos uma proposta de debate entre a filosofia da técnica de Vittorio Hösle (1960-) e a psicologia ambiental, mais especificamente a psicologia do flow de Mihaly Csikszentmihalyi (1934-2021). O pensamento de Hösle sobre técnica e ecologia é uma expansão do pensamento de Hans Jonas (1903-1993), porém enfatizando temas como valores e economia. A partir de paralelos entre os raciocínios de Hösle e Csikszentmihalyi, buscamos verificar afinidade entre a psicologia ambiental e teses hösleanas. Em seguida, a partir de estudos atuais sobre psicologia do flow e psicologia ambiental, averiguamos se há ampliação da filosofia da técnica com o conteúdo empírico sobre ecologia e economia, com vistas a um aprofundamento do vínculo entre os dois domínios, tal como proposto pelo próprio Hösle, incentivando o estudo de dois pensadores ainda pouco trabalhados no país.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Gabriel Almeida Assumpção, Pontifícia Universidade Católica Minas Virtual (PUC Minas), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, gabrielchou@gmail.com

Professor Adjunto 1 na PUC Minas Virtual (Psicologia Positiva). Pesquisador independente. // Doutor (2020) e Mestre (2015) em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2019) e Bacharel em Psicologia pela UFMG (2010). // Trabalho com Friedrich W. J. Schelling (arquitetura, filosofia da natureza, gênio, mímesis, poesia); Friedrich von Hardenberg [Novalis] (filosofia da história, filosofia da natureza, poesia, sincriticismo), Vittorio Hösle (estética idealista, filosofia da história, filosofia da técnica, idealismo objetivo) e Mihaly Csikszentmihalyi (criatividade; estado de fluxo [flow]; filosofia da técnica, mímesis). // Sou autor da obra "Criação das artes plásticas e produtividade da natureza em Friedrich Schelling" (2022) e um dos organizadores da obra "O romantismo alemão e seu legado" (2023). // Traduzi as seguintes obras filosóficas do alemão para o português: 'O esboço geral: notas para uma enciclopédia romântica' (1798-99), de Novalis; 'Dedução geral do processo dinâmico' (1800), de Friedrich W. J. Schelling; 'Forças centrífugas globais' (2021, terceira edição), e 'Filosofia da crise ecológica' (1991), de Vittorio Hösle. Também traduzi, do inglês para o português, 'Estética: uma breve introdução' (2019), de Bence Nanay (no prelo); 'Deus enquanto razão: ensaios sobre teologia filosófica' (2013), de Vittorio Hösle.

Téléchargements

Publié-e

2024-06-30

Comment citer

ASSUMPÇÃO, G. A. A filosofia da técnica de Vittorio Hösle amplificada pela psicologia do flow de Mihaly Csikszentmihalyi. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 29, n. 1, 2024. DOI: 10.5216/phi.v29i1.78434. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/78434. Acesso em: 17 juill. 2024.