TRÊS CONSIDERAÇÕES SOBRE AUTOCONHECIMENTO E A TRANSPARÊNCIA DO MENTAL

Auteurs-es

  • Waldomiro Silva Filho UFBA

DOI :

https://doi.org/10.5216/phi.v14i2.6715

Mots-clés :

autoconhecimento, autoridade da primeira-pessoa, conteúdo mental, crença, transparência.

Résumé

Este ensaio apresenta as seguintes três breves considerações sobre autoconhecimento e transparência: a) a transparência do conteúdo mental é um traço característico do autoconhecimento; b) o tratamento epistemológico da transparência do conteúdo tem obscurecido a noção de autoconhecimento e o lugar que essa noção ocupa na imagem que temos de pessoa e da ação humana e; c) quando digo ter uma crença, a transparência não é um traço lógico ou epistêmico do discurso de primeira-pessoa, mas antes é uma expressão das atitudes pelas quais sou responsável. Com isso, pretendo sugerir que o autoconhecimento não é um conhecimento (que pode ser justificado e garantido teoreticamente), mas uma característica da posição de primeira-pessoa em relação a pensamentos, crenças etc. Nesse sentido, sugiro que, a partir da idéia de deliberação, um caminho interessante para discutir a noção de autoconhecimento é investigar a experiência comunicativa cotidiana.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Waldomiro Silva Filho, UFBA

Pesquisador do CNPq (Produtividade em Pesquisa). Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1989), com e Pós-doutorado em Filosofia pela Purdue University, Estados Unidos (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. Sua atividade de pesquisa e ensino se concentra na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, Ceticismo, Filosofia da Mente e Pragmatismo. Publicou e organizou, entre outros, os seguintes livros: Razones e Interpretaciones (com Carlos Caorsi, Ediciones Del Signo, Argentina, 2008), Ensaios sobre Ceticismo (com Plínio Smith, Alameda, 2006), Significado, Verdade, Interpretação: Davidson e a Filosofia (com Plínio Smith, Loyola, 2005), O Ceticismo e a Possibilidade da Filosofia (Unijuí, 2005), Razão Mínima (com Luiz Paulo Rouanet, Unimarco, 2004), Da Interpretação: Ensaios sobre Davidson (2004), Epistemologia e Ensino de Ciências (Arcadia, 2002), Ensaios sobre a Verdade (com textos de Donald Davidson, Unimarco, 2002).

Téléchargements

Publié-e

2010-02-09

Comment citer

FILHO, W. S. TRÊS CONSIDERAÇÕES SOBRE AUTOCONHECIMENTO E A TRANSPARÊNCIA DO MENTAL. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 163–181, 2010. DOI: 10.5216/phi.v14i2.6715. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/6715. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Originais