A SOBERANIA DO ECONÔMICO NAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT E ZYGMUNT BAUMAN
DOI :
https://doi.org/10.5216/phi.v18i1.23173Mots-clés :
economia, soberania, Hannah Arendt, Zygmunt BaumanRésumé
Sob o amparo das reflexões de Hannah Arendt e Zygmunt Bauman, o presente texto sustenta que a incorporação da esfera pública pela economia de consumo, que dá origem a uma política de agenda e cooperação econômicas, constitui a condição; o ponto de apoio e extensão do consumo, inicialmente circunscrito ao âmbito econômico, à conduta modelo abrangente do sistema social. Assim, a despeito da diversidade de fenômenos de destaque implicados no problema do consumo – uma questão decisiva para a feição característica do nosso tempo –, sublinhamos que as verdadeiras causas da abrangência deste evento estão enraizadas na profunda transformação do espaço público e que, de maneira geral, sua agora franca extensão, se sustenta no modo peculiar como a sociedade moderna opera desde então.Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Téléchargements
Publié-e
2013-08-12
Comment citer
OLIVEIRA, C. S. A SOBERANIA DO ECONÔMICO NAS REFLEXÕES DE HANNAH ARENDT E ZYGMUNT BAUMAN. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 18, n. 1, p. 11–39, 2013. DOI: 10.5216/phi.v18i1.23173. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/23173. Acesso em: 21 nov. 2024.
Numéro
Rubrique
Dossiê de Artigos Originais
Licence
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).