ORTEGA Y GASSET E A TRADIÇÃO FILOSÓFICA
DOI :
https://doi.org/10.5216/phi.v17i1.15182Mots-clés :
História da Filosofia, Raciovitalismo, Crença, Períodos, ideias marcantes.Résumé
Neste artigo examinamos o significado da história da filosofia no raciovitalismo de Ortega y Gasset. O filósofo entende que não se pensa filosoficamente sem tratar simultaneamente os problemas atuais e os sistemas pretéritos, por isto a história da filosofia é uma disciplina da Filosofia. Para ele, em nenhuma outra ciência adquire a história do seu desenvolvimento um significado tão grande quanto na Filosofia. O artigo mostra ainda como, segundo Ortega y Gasset, a criação filosófica se liga ao momento cultural em que foi produzida, indica a importância da crença como pano de fundo dos pensamentos e mostra como o pensador distingue os grandes períodos da filosofia.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).