AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS NO PENSAMENTO DE THOMAS HOBBES

Auteurs-es

  • Gabriel Ribeiro Barnabé UNICAMP

DOI :

https://doi.org/10.5216/phi.v14i1.10034

Mots-clés :

Thomas Hobbes, relações internacionais, direito internacional público, guerra justa.

Résumé

Examinaremos como Hobbes concebe as relações internacionais enquanto um cenário de permanente hostilidade, sua contribuição para a teoria realista das relações internacionais e as estratégias para a consecução da paz ou a maximização dos benefícios. Investigaremos a equação hobbesiana entre estado de natureza, relações internacionais e estado de guerra, as características do estado de guerra, as propriedades da guerra externa e suas causas e o mecanismo de balanço de poder. Analisaremos, também, a lei natural, que é a lei das nações, e o cálculo para aderir a essas leis. Por fim, faremos uma análise genérica da contribuição de Hobbes para a teoria das relações internacionais.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Gabriel Ribeiro Barnabé, UNICAMP

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004), graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é doutorando da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Teoria das Relações Internacionais.

Téléchargements

Publié-e

2010-09-30

Comment citer

BARNABÉ, G. R. AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS NO PENSAMENTO DE THOMAS HOBBES. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 14, n. 1, p. 45–77, 2010. DOI: 10.5216/phi.v14i1.10034. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/10034. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Originais