Cultura técnica e recusa do antropocentrismo
uma contribuição a partir de Simondon
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v29i1.78497Palabras clave:
Objeto técnico, Simondon, antropocentrismo, inteligência artificial.Resumen
Este artigo aborda as definições de objeto técnico conforme a filosofia de Gilbert Simondon, com foco nas críticas à perspectiva antropocêntrica da técnica. Investiga-se se o objeto técnico, na sua demanda por uma cultura técnica e no próprio processo de evolução/concretização, apresenta um caráter não antropocêntrico. Tal apelo não antropocêntrico pode ser evidenciado pelo avanço das técnicas de comunicação e processamento, como observado nos modelos de inteligência artificial da segunda metade do século XXI. O artigo explora esses aspectos do objeto técnico, destacando as contribuições da filosofia de Simondon para a compreensão da realidade tecnológica contemporânea.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Philósophos - Revista de Filosofia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).