RAZÃO PRÁTICA, MORAL E DIREITO

Autores/as

  • José Nicolau Heck

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v13i1.7623

Palabras clave:

Razão prática, sujeito, moral, fato da razão, doutrina do direito

Resumen

O legado filosófico kantiano, traçado com os recursos da metafísica crítica, só manterá uma fisionomia distinta à luz dos pósteros, se as interfaces de sua arquitetônica forem semanticamente demarcadas, os objetos metodicamente referidos e os problemas corretamente solucionados. No âmbito da razão prática, o desempenho filosófico de Kant presta contas a um significado duplamente bifurcado de obrigatoriedade e legislação, vale dizer, considerar o homem como auctor obligationis e, simultaneamente, como subjectum obligationis, para então examinar, por um lado, sua identidade numérica como um ator de deveres e, por outro, encarar o mesmo sujeito enquanto esteio de direitos, contraposto externamente ao primeiro na figura de um sujeito de direitos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Nicolau Heck

JOSÉ NICOLAU HECK obteve o doutorado em Filosofia na Ludwig Maximilians- Universität München, em 1977, com uma tese sobre Platão e Freud; posteriormente, formou-se em direito na mesma instituição, tendo advogado durante cinco anos em Munique nas áreas do direito comercial e trabalhista. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Visitante da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e professor Titular da Universidade Católica de Goiás (UCG) onde exerce atualmente as funções de Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, em segundo mandato. Na UFGO e UCGO leciona nas áreas da filosofia e do direito. Pesquisador do CNPq, membro da Sociedade Kant Brasileira, Secção de Campinas e líder do Grupo de Pesquisa Ética, Filosofia Política e Filosofia do Direito /UFG, integra os Programas de Pós-Graduação em Filosofia/PUCRS, Ciências Ambientais/UFG, Filosofia/UFG e Ciências Ambientais e Saúde/UCG; publica em periódicos nacionais Qualis A , coletâneas estrangeiras (inglês e alemão) e tem dez livros publicados (próprios e em parceria).

Publicado

2009-12-07

Cómo citar

HECK, J. N. RAZÃO PRÁTICA, MORAL E DIREITO. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 67–107, 2009. DOI: 10.5216/phi.v13i1.7623. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/7623. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais