Bergson y Bachelard ante la nueva física
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v27i2.74798Palabras clave:
physique, philosophie, relativité, temps, duréeResumen
O encontro entre Bergson e Einstein, em 1922, é quase sempre apresentado como um caso exemplar de incompreensão mútua entre o filósofo e o físico. No entanto, no mesmo ano Bergson publica Duração e Simultaneidade, que é uma análise e interpretação da Ralatividade. Seria equivocado apresentar Bergson como filósofo ignorante em ciências duras. Entre o texto bergsoniano de 1922 e a publicação, em 1934, de O novo espírito científico, de Bachelard, não há passagem de uma intrepetação equivocada da relatividade para uma compreensão filosófica do que nela é posto em jogo. Bergson compreendera perfeitamente a Relatividade, pelo menos tão bem quanto era possível para alguém que era propriamente físico, e talvez até mesmo tanto quanto certos físicos da época. Se é certo que há erros em Duração e Simultaneidade, eles repousam sobre a perspectiva filosófica mais do que sobre um não domínio dos elementos físicos. Consequentemente, a passagem de Bergson a Bachelard, neste domínio, significa exatamente uma inversão da perspectiva filosófica. É esta inversão filosófica que trata-se-á aqui de explicitar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Philósophos a journal of philosophy
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).