A prática do tiranicídio em João de Salisbury
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v27i1.71733Resumen
João de Salisbury (ca.1120-1180) é uma das grandes figuras do medievo. Nascido na Inglaterra, estudou na França, onde frequentou a escola de Chartres, ali foi aluno de Pedro Abelardo (1079-1142). No seu retorno à Inglaterra, foi secretário do arcebispo de Canterbury, Thomas Becket (1118-1170). O conflito deste com o Rei Henrique II da Inglaterra, que acabou desembocando no assassinato do arcebispo por seguidores do Rei na Catedral de Canterbury, foi decisivo para as posições políticas de João de Salisbury. O Policraticus, uma obra escrita em estilo renascentista do século XII, reflete as posições políticas, filosóficas e teológicas do autor e, desde que foi publicada, gerou uma série de discussões e polêmicas. Entre as posições polêmicas está a defesa do tiranicídio. Neste trabalho, o objetivo é apresentar e analisar sinteticamente a prática do tiranicídio em Salisbury, valendo-se principalmente dos livros III, IV, V e VIII do Policraticus.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Philósophos - Revista de Filosofia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).