NIETZSCHE E O PROTO-PERSPECTIVISMO DE ZUR TELEOLOGIE

Autores/as

  • Ricardo Bazilio Dalla Vecchia Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v21i2.44774

Palabras clave:

Nietzsche. Kant. Teleologia. Perspectivismo.

Resumen

Mediante a análise da coletânea de notas “Zur Teleologie” este artigo sugere a existência de um “proto-perspectivismo” na concepção ficcionalista de organismo formulada por Nietzsche no final da década de 1860. Nossa investigação se inicia com uma exposição da oposição entre mecanicismo e teleologia na modernidade, analisa brevemente as posições de Kant e Schopenhauer sobre ela e então as contrasta com a posição de Nietzsche.      

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Bazilio Dalla Vecchia, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, com estágio de pesquisa (doutorado sanduíche) na Ernst Moritz Arndt Universität Greifswald, Alemanha. Atualmente é professor da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em filosofia moderna e contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia alemã, Nietzsche, ética e teoria do conhecimento. Pesquisador do Grupo de pesquisa Crítica e Modernidade (CriM), da UNICAMP.

Publicado

2017-01-19

Cómo citar

DALLA VECCHIA, R. B. NIETZSCHE E O PROTO-PERSPECTIVISMO DE ZUR TELEOLOGIE. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 21, n. 2, p. 219–251, 2017. DOI: 10.5216/phi.v21i2.44774. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/44774. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê de Artigos Originais