Literalidade e metáfora na filosofia de Gilles Deleuze: uma via bergsoniana

Autores/as

  • Christian Fernando Fernando Ribeiro Guimarães Vinci Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, christian.guimaraes.vinci@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v23i1.43220

Palabras clave:

Gilles Deleuze, Literalidade, Metáfora, Henri Bergson

Resumen

Este artigo objetiva pensar o debate envolvendo a questão da literalidade na obra de Gilles Deleuze, mormente naquela escrita em parceria com Félix Guattari, a partir de um recuo pelo pensamento do filósofo Henri Bergson. Apresentada como um modo singular de operar com a escrita, a literalidade deleuze-guattariana exigiria que determinadas formulações, mormente aquelas de teor imagético fossem lidas ao pé da letra (a la lettre) ao invés de interpretadas como metáforas. Tendo adentrado em nosso país por meio do dossiê Entre Deleuze e a Educação, publicado em 2005 no periódico Educação & Sociedade, a questão da literalidade fomentou uma discussão acalorada, nomeadamente no campo educacional – dado o fato de um dos participantes, François Zourabichvili, propor uma pretensa teoria de ensino deleuzeana a partir dessa noção. Longe de querer encerrar tal debate, almejamos pensá-lo sob a égide do pensamento bergsoniano, a fim de propor um escape do binarismo estabelecido.

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Biografía del autor/a

Christian Fernando Fernando Ribeiro Guimarães Vinci, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo, Brasil, christian.guimaraes.vinci@gmail.com

Publicado

2018-08-07

Cómo citar

FERNANDO RIBEIRO GUIMARÃES VINCI, C. F. Literalidade e metáfora na filosofia de Gilles Deleuze: uma via bergsoniana. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 23, n. 1, p. 43–74, 2018. DOI: 10.5216/phi.v23i1.43220. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/43220. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos Originais