O GEMÜT E AS DOENÇAS DA CABEÇA: O LADO OBSCURO DA ANTROPOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v19i1.30278Palabras clave:
doenças da cabeça, ânimo, receptividade, sensitividade, suscetibilidade.Resumen
Este artigo objetiva reconstruir a ideia de uma natureza humana em Kant através do funcionamento das faculdades cognitivas. Para realizar tal tarefa, problematizaremos a sensibilidade do ponto de vista das doenças da cabeça, estas nos permite compreender o funcionamento da natureza humana a partir das faculdades cognitivas. Investigar a natureza humana, através das faculdades cognitivas, significa que a interrogaremos sobre a perspectiva de quais são as condições materiais que tornam possíveis a exequibilidade de proposições sintéticas a priori. As vantagens desta abordagem são as seguintes: i) permite entender como o substrato material altera as operações judicativas e como estas o delimitam; ii) autoriza classificar diferentes níveis de operações da sensibilidade.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-09-08
Cómo citar
CONCEIÇÃO, J. O GEMÜT E AS DOENÇAS DA CABEÇA: O LADO OBSCURO DA ANTROPOLOGIA. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 63–96, 2014. DOI: 10.5216/phi.v19i1.30278. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/30278. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).