"LA CONSTRUCTION DU FAIT SCIENTIFIQUE" - PERSPECTIVES SUR L'ÉPISTÉMOLOGIE DE GASTON BACHELARD
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v17i1.17315Palabras clave:
Epistémologie, Pluralisme philosophique, Rationalisme appliquéResumen
Nous proposons dans la présente étude un parcours général dans la philosophie des sciences de Gaston Bachelard, emblématique de l’« épistémologie française ». Il s’agira de suivre les lignes de force de l’épistémologie bachelardienne, qui nous permettra d’analyser de façon détaillée et approfondie la construction du phénomène scientifique dans toute sa complexité, en intégrant dans un rationalisme ouvert l’étude des rapports entre science et philosophie, la question du sujet de la science, les relations dialectiques de la théorie et de l’expérience, dans l’horizon d’un inachèvement fondamental de la connaissance.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2012-09-15
Cómo citar
LAMY, J. "LA CONSTRUCTION DU FAIT SCIENTIFIQUE" - PERSPECTIVES SUR L’ÉPISTÉMOLOGIE DE GASTON BACHELARD. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 17, n. 1, p. 55–86, 2012. DOI: 10.5216/phi.v17i1.17315. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/17315. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Dossiê de Artigos Originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).