A ÉTICA NO USO DE ANIMAIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v17i2.15835Palabras clave:
Ética, animais não-humanos, experimentação animalResumen
Este artigo analisa o uso de animais não-humanos sob três aspectos correlacionados: aspectos fatuais acerca do tratamento que nós, seres humanos, dispensamos aos outros animais, especialmente na experimentação animal; aspectos avaliativos sobre a ética desse tratamento; aspectos práticos sobre o que devemos fazer. Nos aspectos avaliativos analisamos argumentos éticos favoráveis e contrários ao uso de animais pela indústria da alimentação e da experimentação animal. Esta avaliação ética fundamenta os aspectos práticos com que concluímos o artigo, onde são feitas sugestões de ações, em especial, a substituição da experimentação animal pela investigação com sujeitos não humanos de pesquisa.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-02-27
Cómo citar
BONELLA, A. E. A ÉTICA NO USO DE ANIMAIS. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 11–41, 2013. DOI: 10.5216/phi.v17i2.15835. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/15835. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais
Licencia
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).