PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS NA ONTOLOGIA PLATÔNICA DOS DIÁLOGOS INTERMEDIÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v15i1.8806Palavras-chave:
Ontologia platônica, Sócrates, sofística, filosofia pré-socrática.Resumo
A ontologia platônica, como conhecida a partir do Fédon e da República, está centrada na hipótese das Formas inteligíveis, ou seja, a crença defendida pelo Sócrates platônico na existência de entidades ontologicamente independentes, “o belo em si”, “o bem em si”, “o igual em si”, etc., das quais as coisas empíricas participam recebendo por isso as propriedades que exibem. Notoriamente, as principais influências filosóficas dessa doutrina são a filosofia pré-socrática, a sofística e o pensamento de Sócrates. O objetivo deste artigo é mostrar que ideias ou questões filosóficas levaram Platão a postular as Formas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22-04-2010
Como Citar
PEREIRA DA SILVA, J. L. PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS NA ONTOLOGIA PLATÔNICA DOS DIÁLOGOS INTERMEDIÁRIOS. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 119–145, 2010. DOI: 10.5216/phi.v15i1.8806. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/8806. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).