LAS CRÍTICAS DE ARISTÓTELES A PLATÓN EN METAFÍSICA I, 9

Autores

  • Silvana Gabriela Di Camillo Instituto de Filosofía, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires, Argentina

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v15i1.8545

Palavras-chave:

Aristóteles, crítica a Platão, Metafísica I, 9, historiografia.

Resumo

O recurso à exposição crítica das doutrinas anteriores é um procedimento metodológico usual em Aristóteles. Mas a característica distintiva do Livro I da Metafísica é que, ao invés de estabelecer uma nova doutrina, o exame dos predecessores serve para confirmar os próprios conceitos aristotélicos, os quais ele usa para avaliar os êxitos e os erros das doutrinas analisadas. Essa imposição de conceitos próprios lhe valeu a acusação de ter uma compreensão histórica distorcida. Com a análise detalhada das críticas da teoria platônica das Idéias na Metafísica I, 9, pretendemos mostrar: a) que as críticas de manipulação e distorção das opiniões dos seus antecessores ofuscam o grau em que as suas próprias posições emergem de uma análise crítica do pensamento anterior; e b) que a imposição de conceitos próprios não é uma distorção, mas uma proposta de solução para os problemas que as teorias anteriores deixaram sem solução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Gabriela Di Camillo, Instituto de Filosofía, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad de Buenos Aires, Argentina

Silvana G. Di Camillo es Doctora en Filosofía por la Universidad de Buenos Aires. Desde 1991, es docente de Historia de la Filosofía Antigua en la Facultad de Filosofía y Letras de esta misma Universidad. Actualmente se desempeña como Secretaria del Instituto de Filosofía y Secretaria de redacción de Cuadernos de Filosofía. Es co-autora de dos libros: Las críticas de Aristóteles a Platón en el Tratado Sobre las Ideas. Estudio preliminar y edición bilingüe, EUDEBA, 2000 y Diálogo con los griegos. Estudios sobre Platón, Aristóteles y Plotino, Buenos Aires, Colihue Universidad, 2004. También ha colaborado con artículos, reseñas y discusiones en revistas especializadas como Synthesis, Hypnos, Methexis y Kleos.

Downloads

Publicado

11-10-2010

Como Citar

DI CAMILLO, S. G. LAS CRÍTICAS DE ARISTÓTELES A PLATÓN EN METAFÍSICA I, 9. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 15, n. 1, p. 169–195, 2010. DOI: 10.5216/phi.v15i1.8545. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/8545. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais