Do ódio ao professor

Filosofia, educação e psicanálise em Theodor Adorno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v30i1.81614

Palavras-chave:

ódio ao professor, tabus, Adorno, filosofia da educação, psicanálise.

Resumo

Até que ponto a tese do amor ao ofício docente ou o elogio do professor não nos empurra para uma armadilha do idealismo pedagógico? Não seria o caso de indagarmos sobre outras artesanias, outras tramas (mais arcaicas) que aderem ao ofício do professor, como por exemplo, o ódio? Este artigo revisita o famoso ensaio do filósofo Theodor Adorno intitulado Tabus acerca do magistério (1965) com o objetivo de analisar o ódio como uma força histórica, social e psíquica que atravessa o ofício de ensinar. De certo modo, Adorno realizou uma breve gênese social do ofício do professor, gênese essa, diga-se de passagem, que não dispensa o longo trabalho de elaboração psicanalítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

23-06-2025

Como Citar

OLIVEIRA, Flávio Valentim de. Do ódio ao professor: Filosofia, educação e psicanálise em Theodor Adorno. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 30, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/phi.v30i1.81614. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/81614. Acesso em: 5 dez. 2025.