Uma crítica pragmática à fundamentação da ética do discurso de Habermas
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v30i1.81428Palavras-chave:
Habermas, moral, fundamentação, racionalidade, pragmática.Resumo
Habermas pretende estabelecer a partir da linguagem procedimentos formais para a produção de consenso quanto a questões morais. Resta saber, no entanto, se a situação ideal de fala, que indica as condições básicas para o consenso, poderia escapar a uma crítica pragmática que leva em consideração os seguintes problemas: a) a impossibilidade de uma racionalidade neutra moralmente ou que não traga em si mesma um valor moral; b) a necessidade de um caráter coercitivo da situação ideal de fala, ou seja, para que o consenso seja possível, é necessário que as suas condições básicas já sejam consensualmente tomadas como elemento normativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 28-06-2025 (2)
- 23-06-2025 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Érico Andrade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.













