Democracia e tecnologia no Grande Glocal da contemporânea sociedade do risco e da informação

boas práticas sustentáveis de cibercidadania

Autores

  • Roberto Correia da Silva Gomes Caldas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, São Paulo, Brasil, robertocsgcaldas@uol.com.br https://orcid.org/0000-0003-0772-4450

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v29i1.78656

Palavras-chave:

Governança, democracia, sociodromocracia, Cibernética, Sustentabilidade.

Resumo

A presente pesquisa se dá com Ciência, Técnica e Tecnologia se imbricando em relação à regulação do bom desenvolvimento (sustentável) de cada nação, considerando-se, para tanto, as distintas acepções de Cibernética justapostas na sociedade do risco e da informação em interação com temas afins, como glocalização interativa, sociodromocracia e governança regulatória, mediante um paralelo entre Teoria da democracia e positivação do Direito. Para isso, na análise, adota-se método dedutivo, mediante técnica de abordagem bibliográfica e documental, e metodologia interdisciplinar para se identificar o contexto dos conflitos entre os Poderes estatais, e entre estes e os interessados, na antropocena sociedade do risco e da informação, envolvendo, para tanto, institutos de Teoria Geral do Direito, Direito Internacional Público, Internacional Privado, da Integração, Constitucional e Administrativo, como também da Filosofia do Direito, Sociologia do Direito, Psicologia Social e Ciência Política, mediante um recorte crítico da realidade exposta e tendo-se como marco teórico a doutrina de Ampère, Castells, Wiener e Trivinho. Conclui-se pela necessidade de uma glocal/global governance regulatória dos conflitos que entronize a preservação da paz social e do bom convívio próspero, valorando e sopesando pontos de vista pessoais ou socialmente setorizados de cunho ético e moral, bem como a projeção dos objetivos solipsistas no viés coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-07-2024

Como Citar

CALDAS, R. C. da S. G. Democracia e tecnologia no Grande Glocal da contemporânea sociedade do risco e da informação: boas práticas sustentáveis de cibercidadania. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 29, n. 1, 2024. DOI: 10.5216/phi.v29i1.78656. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/78656. Acesso em: 13 jul. 2024.