A Obsolescência Programada em questão

considerações filosóficas acerca dos objetos técnicos ultrapassados, segundo o pensamento de Gilbert Simondon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v29i1.78537

Palavras-chave:

Simondon, Objeto técnico, Obsolescência programada, Concretização, Ética.

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar em que medida as considerações feitas por Gilbert Simondon sobre a natureza dos objetos técnicos fundamentam teses incompatíveis com a prática da obsolescência programada. Mais precisamente, interessa saber como o conceito de concretização, que está relacionado a aspectos ontológicos de tais objetos, possui implicações éticas contra o descarte de objetos produzidos pelo mundo contemporâneo industrializado. No contexto industrial capitalista, a obsolescência programada tem sido usada no sentido de uma manutenção econômica. Contudo, há vários problemas resultantes dessa prática. Um deles diz respeito aos impactos destrutivos causados ao meio ambiente. Assim, haveria na proposta de Simondon elementos para encontrar respostas aos problemas causados pela obsolescência programada? Defendemos que uma saída para isso está na própria orientação ética inerente ao desenvolvimento adequado dos objetos técnicos, constituído na perspectiva da concretização de tais objetos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Calazans, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, filoalexcalazans@gmail.com

Graduado em filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2004. Possui mestrado em filosofia (2008), pela mesma universidade. Concluiu o doutorado, em 2014, pelo programa de pós-graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, IFCH-UNICAMP e fez estágio de doutorado sanduíche no Institut d'Histoire et de Philosophie des Sciences et des Techniques (IHPST, Université Paris1/Panthéon?Sorbonne/França). Atualmente, em Curitiba-PR, é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, no Daeso (Departamento acadêmico de estudos sociais). Atua na área de filosofia e estuda os seguintes temas: história e filosofia da ciência, em especial, aqueles relacionados ao pensamento matemático da modernidade (matematização da natureza, realismo matemático, a relação entre ciência e técnica).

Downloads

Publicado

30-06-2024

Como Citar

CALAZANS, A. A Obsolescência Programada em questão: considerações filosóficas acerca dos objetos técnicos ultrapassados, segundo o pensamento de Gilbert Simondon. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 29, n. 1, 2024. DOI: 10.5216/phi.v29i1.78537. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/78537. Acesso em: 13 jul. 2024.