RAZÃO PRÁTICA, MORAL E DIREITO

Autores

  • José Nicolau Heck

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v13i1.7623

Palavras-chave:

Razão prática, sujeito, moral, fato da razão, doutrina do direito

Resumo

O legado filosófico kantiano, traçado com os recursos da metafísica crítica, só manterá uma fisionomia distinta à luz dos pósteros, se as interfaces de sua arquitetônica forem semanticamente demarcadas, os objetos metodicamente referidos e os problemas corretamente solucionados. No âmbito da razão prática, o desempenho filosófico de Kant presta contas a um significado duplamente bifurcado de obrigatoriedade e legislação, vale dizer, considerar o homem como auctor obligationis e, simultaneamente, como subjectum obligationis, para então examinar, por um lado, sua identidade numérica como um ator de deveres e, por outro, encarar o mesmo sujeito enquanto esteio de direitos, contraposto externamente ao primeiro na figura de um sujeito de direitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Nicolau Heck

JOSÉ NICOLAU HECK obteve o doutorado em Filosofia na Ludwig Maximilians- Universität München, em 1977, com uma tese sobre Platão e Freud; posteriormente, formou-se em direito na mesma instituição, tendo advogado durante cinco anos em Munique nas áreas do direito comercial e trabalhista. Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Visitante da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e professor Titular da Universidade Católica de Goiás (UCG) onde exerce atualmente as funções de Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, em segundo mandato. Na UFGO e UCGO leciona nas áreas da filosofia e do direito. Pesquisador do CNPq, membro da Sociedade Kant Brasileira, Secção de Campinas e líder do Grupo de Pesquisa Ética, Filosofia Política e Filosofia do Direito /UFG, integra os Programas de Pós-Graduação em Filosofia/PUCRS, Ciências Ambientais/UFG, Filosofia/UFG e Ciências Ambientais e Saúde/UCG; publica em periódicos nacionais Qualis A , coletâneas estrangeiras (inglês e alemão) e tem dez livros publicados (próprios e em parceria).

Downloads

Publicado

07-12-2009

Como Citar

HECK, J. N. RAZÃO PRÁTICA, MORAL E DIREITO. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 67–107, 2009. DOI: 10.5216/phi.v13i1.7623. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/7623. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais