Frege's two notions of "extension"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/phi.v28i1.75351

Palavras-chave:

Frege, extensão, identidade.

Resumo

Nosso objetivo é responder a uma questão proposta por Richard Heck no artigo “Formal Arithmetic Before Grundgesetze”. Heck indaga a respeito das razões pelas quais Frege levou quase oito anos para honrar suas promessas de concluir seu grandioso projeto de fundamentar a matemática na lógica. Embora Heck tenha fornecido algumas respostas, pensamos que uma discussão filosófica mais adequada ainda pode ser oferecida. Este artigo tentará preencher essa lacuna apresentando o que entendemos ser o problema central enfrentado por Frege em Die Grundlagen der Arithmetik: a falta de um critério unificado para fixar o significado das proposições de identidade da matemática. Acreditamos que o filósofo alemão finalmente tenha decidido preencher essa lacuna, fornecendo uma nova interpretação para o conceito de “extensão”, uma que acrescentasse alguns refinamentos importantes a sua concepção anterior. O novo conceito assim construído permitiu a Frege unificar seu tratamento das proposições de identidade, incluindo em seu sistema um critério universal para decidir a verdade de qualquer proposição de identidade apoiado por sua famosa lei básica V. Assim, nossa alegação será que a resistência de Frege e as dúvidas sobre a inclusão do axioma V como uma lei lógica em seu sistema foram a causa primária desse atraso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Araceli Velloso, UFG

Se doutorou em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é  professora adjunta no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Linguagem e filosofia da lógica, atuando principalmente nos seguintes temas: Quine (especialmente em discussões sobre a tese da inescrutabilidade da referência e os categóricos de observação) relativismo conceitual, incomensurabilidade (tanto semântica quanto epistemológica), teoria dos modelos, teoria das categorias, Frege e filosofia da linguagem.

Downloads

Publicado

28-06-2023

Como Citar

VELLOSO, A. Frege’s two notions of "extension". Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 28, n. 1, 2023. DOI: 10.5216/phi.v28i1.75351. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/75351. Acesso em: 19 jul. 2024.