Memes war:
The Political Use Of Pictures In Brazil 2019
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v25i2.64490Resumo
Tendo em vista analisar imagens distribuídas em grupos do WhatsApp de apoiadores de Jair Bolsonaro, explorarei a ideia de que o ato de enviar uma imagem para alguém através de mídias sociais realiza um ato de fala. Poderemos então separar o ato de proferimento (de enviar a imagem para o espectador em um certo contexto), o ato locutório (o que é dito através do conteúdo pictórico), o ato ilocutório (a ação realizada através do proferimento do conteúdo pictórico), e o ato perlocutório (de afetar o espectador). As imagens analisadas foram coletadas de janeiro a setembro de 2019, através do WhatsApp Monitor. Meu argumento filosófico central encontra-se na seção 3, na qual desenvolvo a ideia dos atos de fala pictóricos e a sua base conceitual. Para compreender o papel comunicacional de imagens é necessário suplementar as teorias pictóricas (semântica visual) com uma teoria comunicacional baseada na teoria dos atos de fala (pragmática visual). O desenvolvimento das linhas gerais da pragmática visual é a contribuição filosófica central visada por este artigo. Por fim, argumento que há três formas de ingenuidade que levam o espectador a estar apto à apreensão do ato ilocutório: ingenuidade estética, ingenuidade comunicacional e ingenuidade epistêmica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Philósophos - Revista de Filosofia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).