ALGUNS ASPECTOS DA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA SAUSSURIANA DA LINGUAGEM E A TEORIA DO SIGNIFICANTE LACANIANO
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v13i2.5775Palavras-chave:
Epistemologia, Lacan, linguagem, significante.Resumo
Faz-se necessário uma busca de elementos que venham a facilitar a compreensão das origens do significante lacaniano, na tentativa de esclarecer, pela via do estruturalismo lingüístico, até onde vai, realmente, a influência saussuriana. Sabe-se que o significante lacaniano, mesmo tendo como referência epistemológica o significante saussuriano, ambos não devem ser confundidos. Normalmente se atribui a Ferdinand de Saussure a invenção da teoria do signo. Ressaltaremos, entretanto, que essa “invenção” é bem anterior às teorias do lingüista genebrino. Levaremos em conta as observações de Jean-Luc Nancy e Philippe Lacoue-Labarthe, na medida em que esses autores demonstram que o deslocamento operado sobre o esquema saussuriano não vai depender, como comumente se pensa, da autonomia do significante. Verificaremos, portanto, até que ponto mostra-se legítimo o uso do termo significante na teoria lacaniana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
09-02-2010
Como Citar
FERNANDES, S. A. F. ALGUNS ASPECTOS DA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA SAUSSURIANA DA LINGUAGEM E A TEORIA DO SIGNIFICANTE LACANIANO. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 85–97, 2010. DOI: 10.5216/phi.v13i2.5775. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/5775. Acesso em: 7 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).