O CETICISMO NO DIDEROT DA MATURIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v13i1.5442Palavras-chave:
ceticismo, pirronismo, Enciclopédia, Luzes Francesas.Resumo
Este artigo completa uma tríade elaborada em torno da questão do ceticismo no pensamento iluminista de Denis Diderot. O primeiro deles, intitulado “O jovem Diderot e o ceticismo dos Pensamentos”, foi publicado na revista Dois Pontos, em sua edição dedicada ao tema do ceticismo (cf. PIVA, 2007), e limitou-se a uma análise detida do problema da postura cética nos Pensamentos filosóficos, de 1746. O segundo, “O acerto de contas de Diderot com o ceticismo”, publicado na revista Transformação (cf. PIVA, 2009), trata de duas questões fundamentais, desta vez em O passeio do cético ou As alamedas, de 1747, último livro em que o ceticismo é evocado com destaque pelo enciclopedista, posto que dois anos depois ele se rende definitivamente ao materialismo ateu. São elas: 1) a interpretação que Diderot desenvolve do ceticismo e 2) a sua posição diante dele. Neste artigo será examinada a presença do ceticismo no pensamento diderotiano da maturidade, ou seja, no período que se inicia em 1749 com a redação da Carta sobre os cegos, considerando de que modo e em que registros ele é abordado em alguns dos textos mais significativos da sua maturidade filosófica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
07-12-2009
Como Citar
LIMA PIVA, P. J. O CETICISMO NO DIDEROT DA MATURIDADE. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 13, n. 1, p. 125–147, 2009. DOI: 10.5216/phi.v13i1.5442. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/5442. Acesso em: 26 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).