O EMPIRISMO CONSTRUTIVO DE BAS C. VAN FRAASSEN E O PROBLEMA DO SUCESSO CIENTÍFICO
DOI:
https://doi.org/10.5216/phi.v12i2.5305Palavras-chave:
Van Fraassen, Realismo Científico, Sucesso Científico.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os principais aspectos do Empirismo Construtivo de Bas C. van Fraassen, particularmente no que diz respeito ao problema do sucesso científico. Nesse contexto, serão examinadas as noções de observável e inobservável e suas relações com o ‘argumento do milagre’ e da ‘coincidência cósmica’, ambos criticados por van Fraassen. As respostas de autores que defendem o Realismo Científico serão então apresentadas, contrapondo-se aos argumentos do Empirismo Construtivo. Finalmente, possíveis dificuldades do Empirismo Construtivo serão ainda examinadas e uma proposta para superá-las será apresentada.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
09-04-2009
Como Citar
SIMON, S.; MOARES, A. O EMPIRISMO CONSTRUTIVO DE BAS C. VAN FRAASSEN E O PROBLEMA DO SUCESSO CIENTÍFICO. Philósophos - Revista de Filosofia, Goiânia, v. 12, n. 2, 2009. DOI: 10.5216/phi.v12i2.5305. Disponível em: https://revistas.ufg.br/philosophos/article/view/5305. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).